Quando entrei no pavilhão dedicado aos automóveis chineses, tive imediatamente a sensação de que veria muitas cópias, e carros péssimos!
Estava mais ou menos errado... ou mais ou menos certo.
Ok, não achei os carros das marcas chinesas assim tão maus. Não são muito bonitos, mas também não são aqueles "bidés" (com todo o respeito a quem introduziu a expressão) que vemos nos filmes tipicamente chineses. Têm designs simples, básicos, lembrando os modelos coreanos de uns anitos atrás.
Mas, claro está, também temos as cópias descaradas. E é disto é que eu gosto!
Qual não é o meu espanto, quando, ao longe, vejo um forma rectangular gigante e amarela. Aquilo é um Hummer? Não Ricardo, não é.
Passo a explicar muito rapidamente para que ninguém adormeça.
Em 1988 a americana AM General mostrou o Hummer (versão militar, porque a versão civil é Humvee) numa feira militar chinesa, e para variar, os exemplares por lá mostrados ficaram na China. O que é que os chineses fizeram? O que fazem sempre, reverse-engineering. Ou seja, desmontam o produto feito, e constroem-no novamente, desta vez adaptando as suas técnicas às necessárias para a construção do objecto, e por necessidades económicas e até culturais, podem enfraquecer o processo. Piores materiais, mão de obra deficiente, etc.
Já está tudo a dormir? Não? Então vamos continuar!
Assim, duas marcas chinesas começaram a produzir estes jipes horríveis para fins militares. Mais uma vez, a versão chinesa do Schwarzenegger começou a produzir este hummer chinês para as cidades e para qualquer civil que tivesse dinheiro e mau gosto, e como na China isto é uma constante, tornou-se um sucesso.
Próximo passo? Evoluir o Hummer "estilo H1" para uma segunda fase, como fizeram os americanos.
O resultado? Está à vista...
Um protótipo pouco diferente da versão base inicial, pouco inovador, muito pouco inspirado mas acima de tudo vergonhosamente mal acabado.
As portas eram de num plástico rijo qualquer, enquanto as janelas nem plexiglass eram. Parecia um PVC fininho e fraquinho, tudo bem arrematado com fita isoladora amarela e branca. Muitas zonas de plásticos mal acabados, farolins "faz de conta" com péssimo aspeto, tampões de plástico a imitar as jantes do Hummer H2, entre outros pormenores igualmente mauzinhos.
A conclusão na altura foi de que claramente estava a ver um projecto chinês, e achei muita piada. Agora em casa, a escrever este "artigo", fico sem saber o que pensar. Se há uns anos o mercado automóvel chinês era uma miséria, e neste momento o crescimento é tão brutal, rápido e cada vez mais competente, já não devia estar a fazer "imitações" um pouquinho melhores? Vamos dar-lhes mais uns anitos...
Não me lembro bem, mas até o guincho devia ser de plástico! A grelha "mata bois" tinha um ar tão frágil. As óticas são a única peça com maior detalhe. |
Apesar de pesar 3500Kg, transmite-me a ideia de plástico leve, de ser oco, frágil. Já dá para ver a fita isoladora amarela nos vidros. Sweet! |
Os farolins traseiros são indescritíveis. Não, vou tentar descrever. Péssimos! O portão traseiro abanava por todos os lados. |
Tampões de plástico, pneus Advance e mais fita isoladora a segurar peças soltas... |
Com um total de 210 litros de combustível que este chanato leva, são precisos dois depósitos. Mais fita isoladora a segurar as portas. |
- Bola la complale este callão! Ainda é cedo para mandar outra piada racista? |
Das coisas que me faz odiar os Hummer. Tanto espaço, tanto consumo para ter apenas 4 lugares apertados num interior horrível, sem qualquer conforto. É parvo. |
A cara da senhora é espetacular. Mostra a reação geral dos chineses. Waaaaa... |
Horroroso! Os chineses, regra geral, querem é fazer, não interessa como. Eles sabem como se faz, mas depois têm de o fazer barato! O que interessa é que seja igual, se funciona ou não, não interessa. As portas em plástico lembraram-me imediatamente os tipicos "pápa-reformas" ou "mata- velhos"
ResponderEliminarNão estranhava que tivesse também um motor equiparado ao um papa-reformas.
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