terça-feira, 23 de outubro de 2012

A festa está a chegar à cidade.

Uma das zonas mais rápidas. Poucos metros â frente uma forte travagem para o Hotel Lisboa. Uma das zonas onde há sempre "festa"

Depois da curva à direita, passam aqui no Casino Lisboa, e seguem para a direita a subir para a Guia.

Para um bom apreciador do desporto automóvel, estas duas fotos acima significam algo, e são fáceis de identificar.
Ainda que Macau mude e cresça a uma velocidade estonteante, os ícones estão lá, e não é fácil esquecer o muro cor de rosa do clube militar na subida para a Guia, mesmo depois do antigo e muito kitsch Hotel Lisboa.

Este vai ser o 59.º Grande Prémio de Macau. São 59 edições duma corrida que já é histórica, e obrigatória nos calendários do mundial de turismo (WTCC).
É um circuito citadino, dificílimo, com muitas zonas técnicas, onde o risco de ir dar um abraço aos rails é constante. Prova disso são os imensos vídeos que estão pelo youtube, onde se podem ver as corridas acesas de vários campeonatos asiáticos, monomarcas e muitos outros. O espectáculo era grande quando os locais corriam num troféu aberto, onde reinavam os Hondas Civic de várias gerações, geralmente preparados nas oficinas locais, que tentavam fazer grandes brilharetes para se exibirem e dar fama à oficina.
Este ano, vamos ter o Tiago Monteiro a estrear-se num Honda Civic (vai ser a segunda corrida).

A cidade transforma-se, e a atenção dada ao circuito é espectacular. Tudo é pintado, tratado, arrumado, digno duma cidade/país que gera muito dinheiro e gosta de o aplicar neste tipo de situações.
Os rails amarelos e pretos não são bonitos para a maior parte das pessoas que passam por eles todos os dias, mas dá uma dimensão mais intensa à cidade. Fica com um encanto diferente, e já se começa a sentir aquela boa disposição que só a "malta dos carros" é que conhece. Começo a ficar ansioso por ouvir aqueles motores a rugir pelas avenidas, os rateres nas travagens paras as difíceis curvas da Guia, e o cheiro daquelas mecânicas a ferver, e do ferodo dos travões...

É já dia 15 que começam as festas. Pareço um miúdo no dia de Natal...

3 comentários:

  1. Como é que as pessoas ai vivem o ambiente das corridas? fazem muita festa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser o meu primeiro ano por estas paragens, mas dizem-me que eles gostam muito.

      Vamos lá ver!

      Eliminar
  2. Circuito urbano= SUPER ESPECTÁCULO!
    Quero muitas fotos!!

    ResponderEliminar