Então pensei, que se a China está a crescer tanto e a Autoeuropa trabalha a todo o vapor para enviar para aqui os VW, ao passar a fronteira iria ver algo muito semelhante a Macau.
Ok, pensei mal. Aliás, muito mal. Tão mal, que fiquei de boca aberta.
A "viagem" até à China, resumiu-se a atravessar, a pé, a fronteira entre Macau e Zhuhai. À saída da fronteira somos brindados com um cheiro intenso a escape, com uma porrada de carros com péssimo aspecto, de marcas chinesas de um lado para outro, num frenesim caótico!
Ainda se vêm alguns carros europeus, e outros japoneses e coreanos, mas o "calibre" dos carros chineses é que me deixou de olhos em bico (alguma vez teria que usar esta piada. Foi má, eu sei). A utilização de licenças antigas de alguns fabricantes europeus são aproveitadas e são "redesenhadas" (termo idiota no contexto automóvel chinês) para criar algo ainda mais feio, e, agora numa nota muito séria, com um aspecto do mais rafeiro possível a nível de qualidade. Como é possível andar para trás no tempo?
Senhores chineses da Chery a falar ao telefone com os arquivos da SEAT.
"Senhores das SEAT, queremos a patente do Toledo 1. Mandem por fax, não há problema, nós vemos depois aqui o desenho! O quê? Plásticos? Sim, temos aqui umas fábricas que fazem disso. Mas vá, depois falamos, vamos aqui começar a fazer o bólide"
Para quem entende russo, uma história curiosa...
Já no tempo da SEAT era fraquito. Feito na China, é isto. Nada mais a dizer... |
Conclusão, Macau -1, China - 0
Daewoo Matiz, Kia Picanto, huummm, não. Não tem nada de parecido. Adiante. |
Não há nada como Um VW jetta muito antigo com umas óticas a imitar o Golf VI. Restyling China Style! |
Por momentos pareceu-me uma Suzuki, mas não, não é! |
Charmosa, impecável. |
Hyundai H1 é um bom veículo comercial. Já tive o prazer de conduzir uma. Nada relacionada com este. |
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