sexta-feira, 5 de julho de 2013

Compensar no tamanho!

Meus amigos, no último post mostrei-vos um ícone de Macau. As grandes carrinhas de 6 lugares, de super luxo. E se vocês partilham da mesma opinião do vosso escriba, acharão que são demasiado grandes para as ruas Macaenses, então, vão adorar o que vos vou mostrar.
Que tal, uma gigante GMC Savana Explorer? Eu sinceramente ia-vos dizer o comprimento, mas depois de olharem para ela, pouco interessa saber os números. É gigante!
É tão grande que acaba por ser ofensivo! Mas ok, são 6,8 metros.

E depois, o que me incomoda ainda mais, é que são tão grandes, e tão básicas, sem qualquer ponta de estilo. Ou têm?
Quem ronda a minha idade, os 16 anos (!!), viveu intensamente, tal como eu, o então fenómeno do "Esquadrão Classe A", ou A-Team, e acabou por ficar ali um bichinho pelos furgões americanos, grandes e brutos. Mas este lembrança juvenil não desculpa o fato destas carrinhas serem completamente absurdas.

São despojadas de estilo, gosto e não têm alma! Parecem e são pesadas, pouco eficientes e devem ser horríveis de conduzir. Tudo o que nos leva a apaixonar por um carro, falta a estas carrinhas! Qual é o sentido então?

São grandes, americanas e super apetrechadas de luxos e coisas super foleiras, fazendo até parecer uma sala de espera dum "Salão de massagens de luxo", e é isso que os Chineses do continente gostam.
É importante referir, sem qualquer intenção de ofender racialmente os meus queridos amigos Chineses do continente, que grande parte deles, que vêm a Macau, geralmente para jogar, são "novos ricos", e o gosto e educação não são muito apurados, portanto, tudo o que seja opulência e ostentação, por mais horrível que seja, é espetacular!
Estas carrinhas que andam por Macau (Sim, são várias!!) têm a matricula chinesa, e são na sua maioria transportes para os jogadores chineses que já "valem" um pouco mais.

Para não ser tão maçador, e não continuar a falar mal deste veiculo desprezível, falo-vos das características dele. Tem um motor V8, 5300cc, com uns tristes 310 cavalos, e faz parte da geração FLEXFUEL, que aceita ethanol, gasóleo e talvez vinho chinês, mas disto não tenho certeza. Também para puxar mais de 3 toneladas é preciso ter força... de vontade, porque dos 0-100km/h são feito em 2 dias, ou 12,7 segundos.
Tudo isto para levar no máximo 9 passageiros...

Já vi duas carrinhas pretas, uma azul muito escura, uma branca, e uma cinza. Eu acho demais. Vocês não?

Fiquem com a enorme GMC Savana Expolorer Limited SE AWD FlexFuel Stabilitrack...

Bem grande e bem pesada. Impressiona.

Adoro esta fotografia. Tapa facilmente o lugar de três carros com todo o seu comprimento exagerado.

Os detalhes de "luxo" ficam-lhe tão mal. Até os frisos foram mal desenhados. Entende-se que é um furgão comercial fortemente adaptado.

Outra Explorer ao lado de um Honda Civic 3 volumes. É uma escala interessante. E o tamanho absurdo do logo da GMC na grelha frontal?

Vidros fumados para manter os ocupantes bem escondidos. Ainda que todas as vezes que vejo uma carrinha destas a circular, vai vazia...

E todos estes pormenores de estilo? A única palavra que posso usar para os descrever é: vulgar!  Não há nada que "jogue" com nada. Péssimo exercício estilístico!

Basicamente é para verem uma fotografia do vosso amigo. Lá estou eu ali no reflexo!

As jantes de 20 polegadas parecem pequenas nesta imensidão de chapa. O escape ali de lado a evocar o Esquadrão Classe A! -Vamos lá B.A, pé na tábua!!

Outra bela GMC, esta, com jantes super cromadas! Grande pinta!

Já vi auto-caravanas mais interessantes que esta "furgoneta", e eu não simpatizo com auto-caravanas...

Várias siglas, só para dizer que temos um carro cheio de extras! Ainda que permita a combinação de vários "carburantes" as médias rondam os 17 litros ao 100 Km.



1 comentário:

  1. Para completar o ramalhete, acho que a essas carrinhas só faltava um atrelado de 3m, desta forma teríamos 10m de automóvel, óptimo para manobras e estacionamento!!
    Abraço!

    ResponderEliminar