sexta-feira, 12 de julho de 2013

Um MR-2 ainda mais japonês.

Vamos agora passar a um tema de menor volume.
Já vos mostrei vários MR-2, incluindo um segunda geração, com uns acessórios TOM'S, logo no inicio deste blog.
Pois agora, volto à carga com um MR-2 da terceira geração, mas este, muito raro.
É a versão do conceituado preparador japonês TOM'S, que trabalha com a Toyota e consequentemente a Lexus.
Apresento-vos então o TOM'S Racing MR-S ou TOM'S W123 MR-S. Assim de repente reparamos num MR-2 meio estranho, mas rapidamente vemos que algo está diferente, e não parece um trabalho "à sapateiro". Percebe-se que houve trabalho no desenvolvimento deste kit. O carro é mais comprido, e não parece ser tão curto e largo como o MR-S comum. A secção traseira é a que sofre mais alterações, deixando a identidade inicial do MR-2, com os seus farolins grandes e muito quadrados, e passa a ter uns farolins mais pequenos e estranhos (!!) e ainda uma longa saída de ar traseira para arrefecer o motor que também sofre algumas alterações.

Já que falo no motor, devo referir que existem 3 pacotes disponíveis (do preparador TOM'S) de "after-market" na preparação do MR-2. As principais são Motor, estética e ainda chassis/suspenão.
A nível de motor, está disponível um turbo, que não trabalha com uma grande pressão, mas facilmente passa dos originais 140cv para os 190cv. Temos ainda uma centralina para fazer a gestão destes novos componentes e por fim, um filtro de ar de competição.
Esteticamente vende-se o kit completo, que na verdade é uma lista extensa de painéis novos, capot, porta traseira (que acaba por ser o capot), entradas de ar e outras coisas menores. Em opção existe a asa/aileron traseira em carbono, mas que geralmente era adaptado só nos que seguiam para competição.
A nível de chassis/suspensão está disponível um kit completo de suspensão com afinação de altura, dureza e camber, e ainda umas barras inferiores para reforçar a estrutura destas novas alterações.

Voltando ao modelo que fotografei, não estava impecável. Nota-se que é um carro com uso, e estava estacionado onde costumam parar uns artistas do drift, mas não sei se terá alguma relação.
Já tinha umas jantes diferentes dos MR-2 comuns, mas também não eram as jantes que costumavam acompanhar os TOM'S W123.
Ainda assim, tem um look interessante, pouco habitual. Não é bonito, mas acaba por haver alguma harmonia. É uma criação japonesa daquelas que se "topa a milhas", e mais ainda se se tiver o treino dos jogos Gran Turismo.
Não adoro, mas acho muito curioso. É um MR-2, mas parece ter outras roupas que não o tornam mais musculado, nem mais bonito, nem mais desportivo, apenas diferente. Para os mais distraídos passará ao lado, mas o amor pelos automóveis, faz-nos reparar nos mais pequenos pormenores.

Fiquem com o TOM'S W123 MR-S


Visto de frente não está assim tão diferente do original, mas ainda assim já se notam grandes diferenças. Capot e pára-choques são um extra da TOM'S.

É na secção traseira que se notam as principais diferenças. Até diria que no primeiro olhar não parece um MR-2.

Várias entradas de ar extra, e um aileron que me faz lembrar a traseira do Honda NSX. Não faz? Sou só eu?

Muito parecido com o original, difere em pequenos detalhes, mas continua a ter a mesma forma. Os farolins traseiros é que são completamente diferentes.

As jantes são pequenas, e o pneu "gordo" e alto não ajuda. Ainda assim, gosto do modelo da jante. Azulão à frente e o autocolante a saltar. Um cheirinho a JDM...

Jante vermelha atrás, para contrastar com o azul que usa no eixo da frente. Acho piada a esta conjugação de cores.

Aqui podia-se fazer o jogo do descubra as 8 diferenças. Acho que até são mais! Ainda assin, acho que prefiro o MR-2 que vos mostrei com ferrugem nas abas das rodas.

A parte inferior do pára-choques traseiro acho que não ficou nada bem resolvida. Não parece acabado, e fica a uma distancia muito grande do chão. Nota negativa aqui!


Sem comentários:

Enviar um comentário