terça-feira, 25 de junho de 2013

Um salão a seis cilindros.

Gostava de vos dizer que tenho um cronograma das publicações a fazer, com as temáticas, principais tópicos a discutir, etc., mas, na verdade, não tenho nada disso. Portanto, os temas que vou tratando são completamente aleatórios, e depende muito do que me apetece falar na altura.
Não sei se vos deva pedir desculpa, ou apenas esperar que apreciem o registo quase esquizofrénico deste blog que vocês tanto adoram.

Hoje, abordo um dos assuntos obrigatórios sobre Macau e os seus automóveis, mas que tem ficado na gaveta.
As carrinhas de 5, 7 ou 9 lugares de luxo.

São imensas, em constante movimento, em qualquer zona da cidade, a qualquer hora. Não passamos mais de 2 minutos de 43 segundos sem ver uma. Vazias, ou com pouco mais de 4 pessoas, são os carros quase VIP dos casinos, de empresas, ou de gente com muito dinheiro, incluindo mafias e outro tipo de gestão com "bolsos cheios".
Andam geralmente nas calmas, mas raramente param numa passadeira. Talvez a nível do código da estrada tenham uma situação especial, porque a condução dos indivíduos que as conduzem, é algo que transcende o resto do transito. Fazem um pouco o que lhes apetece.

Depois da rápida análise do condutor típico, dou-vos assim umas luzes destes "furgões" de passageiros, que não conhecia até chegar aqui a Macau.
Sem dúvida que a mais popular é a Toyota Alphard / Vellfire, e quase sempre, a versão V6 de 280cv. Enquanto a Alphard é um pouco mais "elegante", a Vellfire vais buscar um aspeto mais desportivo, ainda que pese quase 2 toneladas. Cá por Macau, vemos imensas Vellfire com jantes de 20 polegadas, entre outros extras mais "racing".
Os preços em Macau começam a partir dos 58,000€ para as versões quase base, e facilmente chegam aos 80.000€. Casinos e espaços de lazer (casas de "massagens" - *wink wink*), têm centenas destas carrinhas. Há pouco tempo disseram-me que o MGM tem mais de 50 "forgunetas" deste género, para levar os jogadores de um lado para outro. Muitas destas carrinhas têm dupla matricula, de Macau e China (apenas região de Zhuhai), para mais facilmente irem buscar a malta à China que gosta de gastar uns cobres valentes. É uma forma de cativar os "clientes".

É importante referir que a concorrência desta Toyota aqui por estas bandas é a Nissan Elgrand/Serena e a Honda Stepwgn ou Step Wagon. Não são tão elegantes quanto a Toyota, e oferecem mais lugares, e isso não interessa para o conforto que se pretende.
A Toyota Estima, um bocado mais pequena que a Alphard, acaba por ser uma "entrada de gama" para estes furgões de super luxo, mas a escolha é bastante variada.

Para finalizar, só quero dizer que estas carrinhas são uma parvoíce. São demasiado grandes, e o beneficio do espaço e conforto não sei se será assim tão vantajoso em relação a um clássico 3 volumes de luxo.
As quase 2 toneladas e o motor V6 são umas especificações que nos fazem adivinhar consumos altos.
A manutenção destes carros também não deve ficar barata, e com o constante movimento de um lado para o outro, as revisões devem ser muito frequentes.
E incomoda-me profundamente reparar que mais de 70% das vezes que vejo uma carrinha destas, anda vazia.

Enfim, o vosso amigo fica incomodado com o exagero de consumo de recursos. Seja gasolina, ou espaço que é tão precioso em Macau.
Isto faz-me pensar no Copen... Tão pequenino e maneirinho.


Nesta "agência de viagens",significado que em Macau pode querer dizer outra coisa, estavam uma carradas de carrinhas de luxo, todas branquinhas.

Aqui estavam elas, paradinhas, provavelmente sem pagar parquímetro, e geralmente, sem qualquer problema porque devem ser "amigos" dos senhores agentes.

A Toyota Vellfire (a da esquerda, sem ser o jetta...) é mais "desportiva" que a Alphard que está à direita. Esta é um pouquinho mais conservadora.

Mais uma vez, os símbolos na grelha frontal são diferentes da marca Toyota, por uma questão de gestão de vendas no mercado doméstico (Japão).

Acho a Vellfire mais interessante, ainda que em branco e com as jantes de origem perca bastante a piada.

O farolins traseiros com este tom esbranquiçado ou cristal, como lhe chama a malta do tuning, não favorecem o look geral.

Em qualquer parte da cidade podemos encontrar uma carrinha destas. Sou capaz de afirmar que a Vellfire é a mais popular.

Uma Honda Stepwgn. É mais simples e não tão pesadona. Acaba por não ter tantos seguidores porque não "ostenta o suficiente..."

Uma Nissan Elgrand. Basicamente adoro o nome. Elgrand. Não há melhor que isto. Jantes cromadas e dupla matricula.

Outra Nissan Elgrand. Com cortinas deve dar boleia à malta para ir às Saunas. Quando mais privado, melhor...

Outro modelo da Nissan muito visto. A Serena é também um MPV de luxo, mas fica-se mais pela gama da Honda Stepwgn, Estas com umas jantes azuladas petróleo.

Em quatro carros à vista, três são MPVs de luxo. E um velho parado na berma de mota. As motas são outra história...

Podemos chamá-la de Estima ou Previa. É dos Toyotas favoritos aqui na Ásia. Esta, com umas jantes bem interessantes. Mais uma vez, onde está o símbolo da Toyota?

Uma Vellfire Macau Style. Jantes especiais, maxilas vermelhas, chuventos e vidros fumados.

Podemos ver ali o encosto de cabeça que mostra uns bancos em pele camel escuro. Esta estava preparada para 6 lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário