sábado, 15 de junho de 2013

A China só precisa de três!

A China é um gigante económico, apresentando percentagens de crescimento anual de dois dígitos, há já pelo menos 7 anos. Com um território e densidade populacional fora de escala, tudo é produzido, e vendido aos milhões, e a velocidade de evolução de vendas, é também acompanhada pela evolução dos produtos, seja em qualidade, vanguarda, etc.
Mas a China, por mais que tente, não se consegue ver livre dos produtos que os seus habitantes tanto gostam, e que acabaram por ser, um dos alicerces da mobilidade de milhões de pessoas. Fala-vos, claro está, dos triciclos.
O triciclo a motor é dos veículos mais populares na China, ainda que esteja a ser cada vez mais empurrado para as zonas rurais, continua a ser o melhor veiculo de carga disponível.
Porquê melhor? Mais simples que um carro ou furgão de carga, e muito mais barato. São basicamente motas, com um eixo traseiro de 2 rodas, e uma secção plana atrás para levar tudo e mais alguma coisa!

Os mais pequenos usam cilindradas 125cc a 4 tempos, e temos os maiores, capazes de levar quase uma tonelada de peso, com mecânica 400cc a gasolina e 500cc a gasóleo, de origem Isuzu. Com estas características não podemos esperar que a aceleração seja brutal, nem a velocidade de ponta vos possa "oferecer" uma multa.

São veículos muito toscos, com montagens mázinhas, e de fraca qualidade. Existem modelos convencionais com frente de mota, e ainda, alguns de cabine fechada, que podem levar até 4 pessoas, mas o mote está sempre lá... 3 rodas meus amigos!

Basta uma viagem a uma zona um pouco mais rural e vamos ver destas trotinetes aos magotes. Velhos, novos, cheios até acima, seja de mercadoria ou pessoas, acabam por ser um dos maiores mobilizadores chineses. Calcula-se, que só na província de Cantão (a mais juntinha a Macau), sejam vendidas anualmente pouco mais de 3 milhões de triciclos motorizados. Até me custa a acreditar nestes números, mas a escala é realmente absurda.

Não gostaria de ter uma coisa destas, nem mesmo que tivesse um baquet e rollbar.
Cá por Macau, existem muitos poucos triciclos destes, e geralmente são veículos de mercadorias, entregando botijas de gás nas zonas mais antigas de Macau.

Não é um tópico muito rico em street race Macaense, mas acho um tema muito interessante, e sem dúvida, uma questão muito importante a ter em conta o volume de vendas que estes popular veículos têm ali do outro lado da fronteira.

Fiquem com uma recolha feita numa zona rural perto de Jiangmen, cerca de 120 Km de Macau.

Por incrível que pareça, este era um dos veículos mais populares há cerca de 20 anos atrás na China. Este exemplar está qualquer coisa...

A secção traseira de carga está um pouquinho desalinhado, mas um pouco de corda resolve aquilo tudo.

Tem todos os luxos que um carro europeu tinha em 1937. Escova no topo do pára-brisas, dois espelhos retrovisores e muita ferrugem!

Acho que não posso utilizar a expressão do interior espartano. Posso dizer assustador? Infeliz. Extremamente deprimente! Boa.

Espaço suficiente para levar "coisas".

Molas de carroça. Ok, não é assim tão mau, tendo em conta que o Mustang da 5ª geração, de 2004 também as usa. A borracha do pneu parecia plástico duro. 

Nada que um bocado de betume e tinta não resolva. Ficava como novo. Não, agora a sério, tá tudo podre! Tudo!

Esta marca, DF, é um construtor gigante, que faz desde misseis a triciclos de carga. É outra marca do "estado".

Entretanto, não tatuem estas letras chinesas por favor. Metade da porta já perdeu a guerra com a ferrugem.

Um belo Wanboo Tiger, a fazer o que faz melhor, ser deprimente. Sim, também leva carga e pessoas.

E aqui, é onde podemos esbanjar o nosso dinheiro todo em vários tipos de triciclos. É chegar, escolher e levar. Fantástico!

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