Numa altura, em que todos vocês estão a pensar na resolução para o ano que acabou de começar, seja emagrecer, pedir um aumento, ou ser melhor pessoa (não vão conseguir, acreditem..), eu mostro-vos algo que já devia ter mostrado há muito tempo, e por falta de lembrança, ou porque simplesmente não me apetecia, fui deixando no fundo da minha gaveta. Na verdade não é uma gaveta física.... vocês entendem.
Falo-vos do icónico, Honda Accord da sétima geração, na sua maioria, versão Euro-R.
Se tivesse que escolher um carro para ostentar na bandeira Macaense, seria o Accord Euro-R, ou o Civic Type-R. Ainda não escolhi. Aliás, nunca tinha pensado nisso...
Sinceramente, julgo ter visto três ou quatro Accords nas versões "normais". Todos os outros são os desportivos Euro-R.
E vocês perguntam-me porquê de Euro-R e não Type-R?
Eu respondo-vos da seguinte maneira: O nome Euro-R foi usado no mercado japonês, e claro, exportação para a Ásia que tenha o volante no lado errado, tal como Macau e Hong Kong.
Na Europa, o Accord desportivo era o Type-R, ainda que as exportações para mercados externos (tudo o que não seja Japão) tenha sido pouco significativa. O mercado britânico teve as duas versões, e até os Honda que corriam no BTCC de 2003 mostravam as 2 siglas. Vá-se lá entender esta gente...
Estes Accord desportivos são referenciais no segmento, e ainda que não consigam competir diretamente contra um BMW M3, são ótimos carros, e até icónicos. Um "sedan" deste calibre não se pode excluir dos desportivos apetecíveis, porque são bastante acessíveis e de manutenção razoavelmente simples.
Na criação da versão Euro-R, a Honda fez uma revisão ao chassis, reforçando algumas secções mais frágeis, e consegui ainda baixar o peso para uns ligeirinhos 1390kg! A mecânica é ligeiramente revista e apresenta o 2.0cc VTEC, de 220cv às 8.000rpm, que na minha opinião, tem um "cantar" lindo de morrer!
É um motor pontudo e muito cheio, mas para uma cidade apertadinha, com pouco espaço para "esticar as pernas", não será a escolha mais acertada para o
street race.
Suspensões mais firmes e competentes, caixa de 6 velocidade e diferencial autoblocante, travões mais eficientes e um interior todo
race, com uns baquet Recaro fazia parte do belo pacote. Nada mau, hein?
Cá por Macau, vemos imensos aceleras neste carros. Andam por toda a cidade, com um ronco bonito, e sempre muito bem tratados e lavadinhos. Vai sempre o puto a conduzir, e a namorada chinesinha, ao lado, "enterrada" no baquet, quase nem se vé, sempre aborrecida enquanto joga uma porcaria qualquer no telemóvel. Este é o cliché!
Há vários estilos para "kitar" este carro, mas andam todos muito na mesma "onda". Todos razoavelmente parecidos, com ou sem aileron, capots e malas em fibra, escapes duplos e geralmente azuis são a referência em Macau. Melhor mesmo, só os Civic Type-R... Mas isso fica para outro episódio.
Deixo-vos um coleção de imagens que fui apanhando ao longo do ano. Há muitos mais, e alguns bem interessantes, mas nem sempre a máquina está há mão. De qualquer forma, espero que gostem de um dos mais populares carros "race" de Macau.
Eu cá por mim ficava com um...
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O vermelho fica-lhe bem. Manómetros extra e bonecada no tablier, clássico! |
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Este optou pelo aileron raso. Fica-lhe bem! Escape duplo é obrigatório aqui por estas bandas... |
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Baquets vermelhas da Recaro também é um toque bonito! |
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Geralmente, os donos dos Euro-R não usam jantes exageradamente grandes. Esta jante até parece que fica pequena, mas é de 17 polegadas. |
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Muitos usam a grelha sem símbolo da Honda, mas com o logo da MUGEN, preparador Japonês. |
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Este já estava um pouquinho foleirote, mas são escolhas meus amigos! Mas ao menos tem pneus d'homem! |
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Simples e bonito, quase de origem. |
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Mais uma vez a escolherem as cores florescentes! É uma moda. |
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Capot em fibra e aileron grandola, é outro tipo de preparação para os Accord aqui por estas bandas. |
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Este será um dos estilos mais vistos para o Accord. |
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Suspeito que este tem só o kit estético, mas ainda assim, o branco fica-lhe bem! |
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Foto com pouca qualidade... Um encontro de amigos na praia de Hac Sa. |
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Carros quase iguais, com pequenos detalhes a diferenciar um do outro. |
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Pessoalmente, e porque sou um tipo de mau gosto, prefiro o de aileron gigante e jantes escuras. |
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O modelo mais de origem que podem ver por aqui. É um carro agradável, vá! Não tem um desenho brilhante, mas não é feio. É japonês... |
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Mais um branco, super simples, sem grande história. |
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As jantes não têm grande piada. Tem que ter uns kitansos para ficar mais interessante! |
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A faixa cor de rosa dá-lhe uma pinta "diferente"... Este ainda tem jantes de origem! |
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Gosto da jantes. Aliás, o conjunto está fixe! Simples, rebaixado e sem grandes porcarias! |
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Escape duplo. tem que ser... Este tamb]em tem uns pneus como deve ser. |
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Já se vê muito poucos do modelo anterior, mas continua a ser um carro bem interessante! |
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Não é muito bonito, mas não deixam de ser 197cv para 1270Kg! |
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Este tem um aileron intermédio. Acaba por ser uma escolha pouco habitual. Por aqui é o "8 ou 80"! |
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Também gostei deste! Pelo menos dá nas vistas! Transpira street race em todos os ângulos! |
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Os painéis em vinil preto têm um apseto barato, mas ao mesmo tempo, de corridas low-budget, que lhe dá piada! |
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E ainda este, abaulado, com um look mais musculado. |
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Com um deflector traseiro, saída dupla de escape, e um aileron grandito! Parece os Accord que corriam nos campeonatos de turismo. |
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As jantes de origem é que acabam por assentar mal nestas cavas de rodas de tamanho exagerado... |
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