quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A cara de Macau!

Numa altura, em que todos vocês estão a pensar na resolução para o ano que acabou de começar, seja emagrecer, pedir um aumento, ou ser melhor pessoa (não vão conseguir, acreditem..), eu mostro-vos algo que já devia ter mostrado há muito tempo, e por falta de lembrança, ou porque simplesmente não me apetecia, fui deixando no fundo da minha gaveta. Na verdade não é uma gaveta física.... vocês entendem.

Falo-vos do icónico, Honda Accord da sétima geração, na sua maioria, versão Euro-R.
Se tivesse que escolher um carro para ostentar na bandeira Macaense, seria o Accord Euro-R, ou o Civic Type-R. Ainda não escolhi. Aliás, nunca tinha pensado nisso...

Sinceramente, julgo ter visto três ou quatro Accords nas versões "normais". Todos os outros são os desportivos Euro-R.
E vocês perguntam-me porquê de Euro-R e não Type-R?
Eu respondo-vos da seguinte maneira: O nome Euro-R foi usado no mercado japonês, e claro, exportação para a Ásia que tenha o volante no lado errado, tal como Macau e Hong Kong.
Na Europa, o Accord desportivo era o Type-R, ainda que as exportações para mercados externos (tudo o que não seja Japão) tenha sido pouco significativa. O mercado britânico teve as duas versões, e até os Honda que corriam no BTCC de 2003 mostravam as 2 siglas. Vá-se lá entender esta gente...

Estes Accord desportivos são referenciais no segmento, e ainda que não consigam competir diretamente contra um BMW M3, são ótimos carros, e até icónicos. Um "sedan" deste calibre não se pode excluir dos desportivos apetecíveis, porque são bastante acessíveis e de manutenção razoavelmente simples.
Na criação da versão Euro-R, a Honda fez uma revisão ao chassis, reforçando algumas secções mais frágeis, e consegui ainda baixar o peso para uns ligeirinhos 1390kg! A mecânica é ligeiramente revista e apresenta o 2.0cc VTEC, de 220cv às 8.000rpm, que na minha opinião, tem um "cantar" lindo de morrer!
É um motor pontudo e muito cheio, mas para uma cidade apertadinha, com pouco espaço para "esticar as pernas", não será a escolha mais acertada para o street race.
Suspensões mais firmes e competentes, caixa de 6 velocidade e diferencial autoblocante, travões mais eficientes e um interior todo race, com uns baquet Recaro fazia parte do belo pacote. Nada mau, hein?

Cá por Macau, vemos imensos aceleras neste carros. Andam por toda a cidade, com um ronco bonito, e sempre muito bem tratados e lavadinhos. Vai sempre o puto a conduzir, e a namorada chinesinha, ao lado, "enterrada" no baquet, quase nem se vé, sempre aborrecida enquanto joga uma porcaria qualquer no telemóvel. Este é o cliché!
Há vários estilos para "kitar" este carro, mas andam todos muito na mesma "onda". Todos razoavelmente parecidos, com ou sem aileron, capots e malas em fibra,  escapes duplos e geralmente azuis são a referência em Macau. Melhor mesmo, só os Civic Type-R... Mas isso fica para outro episódio.

Deixo-vos um coleção de imagens que fui apanhando ao longo do ano. Há muitos mais, e alguns bem interessantes, mas nem sempre a máquina está há mão. De qualquer forma, espero que gostem de um dos mais populares carros "race" de Macau.
Eu cá por mim ficava com um...

O vermelho fica-lhe bem. Manómetros extra e bonecada no tablier, clássico!

Este optou pelo aileron raso. Fica-lhe bem! Escape duplo é obrigatório aqui por estas bandas...

Baquets vermelhas da Recaro também é um toque bonito! 

Geralmente, os donos dos Euro-R não usam jantes exageradamente grandes. Esta jante até parece que fica pequena, mas é de 17 polegadas. 

Muitos usam a grelha sem símbolo da Honda, mas com o logo da MUGEN, preparador Japonês.

Este já estava um pouquinho foleirote, mas são escolhas meus amigos! Mas ao menos tem pneus d'homem!

Simples e bonito, quase de origem.

Mais uma vez a escolherem as cores florescentes! É uma moda.

Capot em fibra e aileron grandola, é outro tipo de preparação para os Accord aqui por estas bandas.

Este será um dos estilos mais vistos para o Accord.

Suspeito que este tem só o kit estético, mas ainda assim, o branco fica-lhe bem!

Foto com pouca qualidade... Um encontro de amigos na praia de Hac Sa.

Carros quase iguais, com pequenos detalhes a diferenciar um do outro.

Pessoalmente, e porque sou um tipo de mau gosto, prefiro o de aileron gigante e jantes escuras.

O modelo mais de origem que podem ver por aqui. É um carro agradável, vá! Não tem um desenho brilhante, mas não é feio. É japonês... 


Mais um branco, super simples, sem grande história. 

As jantes não têm grande piada. Tem que ter uns kitansos para ficar mais interessante!

A faixa cor de rosa dá-lhe uma pinta "diferente"... Este ainda tem jantes de origem!

Gosto da jantes. Aliás, o conjunto está fixe! Simples, rebaixado e sem grandes porcarias!

Escape duplo. tem que ser... Este tamb]em tem uns pneus como deve ser.

Já se vê muito poucos do modelo anterior, mas continua a ser um carro bem interessante!

Não é muito bonito, mas não deixam de ser 197cv para 1270Kg!

Este tem um aileron intermédio. Acaba por ser uma escolha pouco habitual. Por aqui é o "8 ou 80"!

Também gostei deste! Pelo menos dá nas vistas! Transpira street race em todos os ângulos! 

Os painéis em vinil preto têm um apseto barato, mas ao mesmo tempo, de corridas low-budget, que lhe dá piada!

E ainda este, abaulado, com um look mais musculado. 

Com um deflector traseiro, saída dupla de escape, e um aileron grandito! Parece os Accord que corriam nos campeonatos de turismo.

As jantes de origem é que acabam por assentar mal nestas cavas de rodas de tamanho exagerado...

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