terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tão básico e tão "cool"!

Há uns dias atrás, estava a dar uma leitura neste belo blog, e enquanto contemplava o excepcional material fotográfico e literário, reparei que ultimamente tenho-vos mostrado mais carros desportivos, e pouca curiosidades locais. A verdade, é que os super desportivos continuam a crescer aqui pelas ruas, e acabam por chamar mais a atenção que os carrecos "normais".

Mas, um apaixonado pelos automóveis, tem que estar atento a tudo, e amar tudo o que vé! É assim o amor meus amigos!

Pois bem, vamos deixar o excesso de cavalos de lado, para vos falar das amorosas caixinhas de plástico nipónicas que servem para levar uma pessoa do ponto "A" ao ponto "B" sem qualquer expressão de felicidade, emoção ou paixão.

Falo-vos do belo Suzuki Alto, mas da sexta geração, que felizmente não chegou a Portugal, ou se chegou, não se venderam nenhumas unidades.
É a simplicidade levada ao extremo, e se palavra "simplicidade" significar ausência de gosto, estética e dedicação, então é a palavra de ordem!
Na verdade, a opinião do vosso amigo não é assim tão negativa, porque de tão pouco inspirador, este carro ganha outra piada, e torna-se uma ironia estética. Existe um universo prático, de baixo valor que o torna algo interessante, e remete-o para uma simbologia "pop" muito interessante.
É tão fraquinho e simples que se torna "cool" e apetecível, numa onda assim muito relaxada e prática.

E se formos muito realistas, um carro destes é ideal para Macau, onde o limite máximo de velocidade é de 80 km/h, as distâncias mais longas não passam dos 10 km, e a gasolina não está assim tão barata.
Pois então vejamos. Este Alto, está no grupo dos automóveis japoneses Kei Car, já referido por este blog, que são carros que têm mecânicas que não excedem os 660cc, e neste caso, conta com uns fantásticos 54cv. O peso ronda os 780Kg e é minúsculo. Chega para levar quatro adultos , um pouco apertadinhos, e umas fronhas de almofada.
No Japão, vende-se uma versão deste Alto com tração às 4 rodas, mas sempre com este motor. Pode-se optar por caixa manual, ou autom´+atica, que para grande surpresa, é a escolhida aqui por Macau.
Levou também o emblema da Nissan, com o belo nome de Pino, e da Mazda versão Carol. Bons nomes!

As gerações anteriores ofereciam as loucas versões Alto Works, e Alto Works RS-R, que eram umas pequenas bombas da década de 80. Hoje, a única versão mais "escaldante" está associada ao Suzuki Kei, mas na verdade, não é nada de especial. Mesmo nada...

Enfim, estou aqui para vos mostrar o bom e o mau, e sinceramente não sei bem como catalogar este, mas estou muito inclinado para o bom. Só é pena ser automático...
Simples, básico, mas ideal para Macau.

Posso apelidá-lo de fofinho? Tão básico e desinteressante, que se torna engraçado!

Não há um único detalhe estético que pensemos: "-Uau, que dedicação!" É tudo pensado no menor custo de produção, e isso também é cool!

Há muito tempo que não via uma jante 13. Aqui em Macau já é raro. O belo do tampão em plástico joga bem com o pneu 155!

Um interior. Não há mais a dizer. Mas por acaso, reparem no padrão dos bancos! Bem fixe!!

Consigo ver uma frente destas a correr em Suzuka! Com uns spoilers em fibra de carbono, roll-cage, baquets e já se fazia uma festa!

E pronto, nem a cor consegue dar algum animo ao carro, mas assim é que ele é interessante! Não fosse automático, e até ficava com este...


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