Com muita pena minha não tive disponibilidade de seguir as corridas ao vivo na quinta e sexta-feira, conseguindo apenas seguir a qualificativa do Félix da Costa, e do Tiago Monteiro, e acrescento que estes dois pilotos estão de parabéns pelos resultados obtidos.
Mas vamos ao que interessa. Hoje!
As corridas começam muito cedo, e o vosso escriba (leia-se o gajo que escreve e ainda tira fotografias) tenta mesmo acordar muito cedo, mas é difícil meus amigos... muito difícil! Ainda assim o dia começou bem cedo. Às 8h30 da manhã estava a ver a primeira bandeira vermelha, causada por uns Lotus que se embrulharem na curva dos pescadores, e que deu direito à tal bandeirola vermelha. Depois do incidente resolvido, entram as máquinas assustadoras do Macau Road Sport Challenge. São basicamente carros japoneses (Mitsubishi Evolutions, Subaru Impreza, Nissan Skylens, entre outros), quase todos tração às 4 rodas e turbo. Têm uma aceleração absurda, quase surreal. Parece que saltam! Muito barulhentos, dão imenso espetáculo e sinceramente, do mais envolvente que passa aqui por Macau. Apontamento positivo para um Lotus 2-Eleven, carro pouco visto por estas bandas. Pena é ter dado duas voltas... Há carros muito interessantes neste troféu.
De seguida entraram os VW Scirocco e foi uma corrida aborrecida. Muito lentos, e pouco "abusadores" (registo que torna os troféus mono-marca mais interessantes), acabam por fazer as voltinhas que têm que fazer e pouco mais. Aliás, nem chegaram a fazer as voltas completas, porque um artista escavacou-se na curva logo a seguir à meta.
Durante este "período" morto andei pelo paddock a tentar cumprir a minha promessa para com vocês, meus seguidores, e tentar fotografar as gajas mais boas do GP! Não é uma tarefa fácil, mas alguém tem que o fazer...
Depois de uma espera um pouco mais longa que o habitual, por estarem a reparar os rails entram os GT's.
Os Gt's meus amigos, são brutos, entusiasmantes e acima de tudo rápidos! Muito rápidos!
Este ano, com uma variedade maior de marcas a participar, tornou tudo ainda mais interessante. Ouvir os diferentes sons dos motores e pensar nas diferentes soluções que cada construtor apresenta para propulsionar os seus carros, cria uma melodia, quase ensurdecedora, onde se identifica facilmente os V12, os V8 e ainda os 6 cilindros oposto.
A corrida dos GTs é de deixar qualquer um arrepiado. A eficiência em pista, o grip, a aceleração, a travagem e o som, fazem destes carros um ponto obrigatório para quem gosta de desporto motorizado, e não esquecer que Macau, e o circuito da Guia, são um cenário fantástico, e quase surrealista, por estar tão junto dos prédios, das ruas e das pessoas!
Depois dos GTs, a Fórmula 3 não parece ser nada de especial. Mas é!
Os carros não mostram números assustadores. São 200cv dum motor 2.0cc para apenas 550Kg.
Mas chega para fazerem as voltas mais rápidas ao circuito. O nosso compatriota Félix da Costa, partiu de 5º, chegou a 3º, mas acabou a corrida em 4º. Não sei se estava a poupar o carro, ou realmente não tem motor para os outros.
Mas também, corrida de qualificação? Que parvoíce é esta? No meu tempo havia só uma corrida, e conduzia-se a fumar, e sem cinto, e de bigode.
Depois dos F3, entraram as motas. Sabem que mais? Fiquei maluco com o andamento destes senhores que não mostram ter qualquer juízo. Já achava "muita fruta" só de os ver na televisão, mas vé-los na segunda curva do Lisboa, deixou-me boquiaberto. Eu nem sou grande fã das motas no panorama do desporto motorizado, mas hoje durante a corrida inteira, deixei-me ficar de boca aberta. Grandes disputas, muito rápidas e técnicas, passavam por nós com uma velocidade assustadora. A distância aos rails, por vezes deve ser menor do que 10cm ao capacete do piloto. Infelizmente, e talvez por esta razão, a prova acabou mais cedo devido a mais um acidente, mas sem gravidade para o piloto.
O dia acabou muito cedo, mas fui para casa com uma barrigada de corridas. Amanhã há mais, e continuo-me a sentir um miúdo no natal! Ansioso para acordar cedinho e ir ver mais carros. Quem corre por gosto não cansa, e nunca se esqueçam que em tempo de guerra, qualquer barco é traineira!
Fiquem com mais uma sessão de fotos.
Espero que gostem do material fotográfico. Tirado com muito amor e carinho, para todos vós!
O Vencedor do Road Sport, com o seu novo Mitsubishi EVO X, que deverá andar a rondar os 700cv. Upa upa! Que "canhões"... |
Não deram grande "show", nem nenhum lugar relevante, mas estes Lotus são sexy! Havia 4 Lotus a competir, e todos os eles lindos! |
Gémeas? Pois não sei, mas meus caros, isto é para vocês! |
Um sorriso muito simpático! Sim, aquele é o meu reflexo no vidro do carro. Nem repararam.. não faz mal! |
O interior do McLaren MP4-12C. Detalhes fenomenais! Sabem que este volante foi inspirado no KIT, que é a referência no desporto automóvel... |
Esta "asa de gaivota" mostra com estes habitáculos são claustrofóbico... e muito quentes! |
Mostro-vos o único momento mais ou menos emocionante nesta corrida. Ainda assim podia ser pior. |
Assustador este Z4! Rápido, ágil, e um barulhão, que na verdade, é música para os meus ouvidos! |
Este tipo andou lá a fazer umas macacadas. Admito que já vi miúdos em DT's a fazer coisas mais interessantes. |
Momento em que o Félix da Costa foi ultrapassado, em grande estilo, acrescento. Ainda tenho esperança num pódio. "Bora Formiga!" |
Eminência de acidente! Mas bem agarrado, e depois um power slide para endireitar o carro. Muito bem feito. |
A rapidez com que estes "magotes" de pilotos passavam por aqui era incrível! A esta distância vive-se realmente um pouco melhor a corrida... |
Fascinou-me, sem dúvida. Aliás, os fotografos que estavam ao meu lado ia comentando bem entusiasmados. |
Vejam a distância deste artista aos rails! Surreal! |
Um final de dia com muita emoção. |
Gosto particularmente desta. Admiro mesmo estes pilotos. Há anos que se fala em proibir as motas em Macau, mas não deixa de ser o perigo que atraí estes pilotos! |
A meio da tarde, este era o cenário vivido no paddock. Muito cheio! É um ambiente incrível. Sabem do que falo... Os carros, as equipas, os diretores, mecânicos, etc |
Sem comentários:
Enviar um comentário