terça-feira, 6 de agosto de 2013

Revolução em câmara lenta!

Meu amigos, será que estou a presenciar uma revolução em Macau?
Será que Macau está mesmo a mudar?
O fato de ter visto um Twizy mostra um passo gigante no futuro consumo do automóvel em Macau, ou não passa de um brinquedo ao estilo do antigo Mini Moke, tão popular aqui em Macau há uns anos valentes...

Antes, devo-vos dizer, que tenho acompanhado outra "revolução" silenciosa, que é a passagem do Taxi Toyota Corolla a gás, para um leque mais extenso de carros, alguns europeus, a diesel. O Diesel começa a ter um papel mais visível na locomoção do macaenses, ainda que a nível privado, ninguém lhes toque.
Existe um preconceito, ou até mesmo desconhecimento do que é um carro diesel em no século XXI, mas isso deixarei para outra altura, porque hoje, falamos de elétricos!

Na minha opinião, o Renault Twizy não se qualifica como um carro minimamente decente para se tornar o carro do dia-a-dia. É um objeto muito giro, com imensa piada, mas não passa disso. Ou não será bem assim?
Tive oportunidade de experimentar um, e foi um "acontecimento diferente". Como sabem, estamos completamente expostos aos elementos, porque a inexistência de janelas nas portas, ou até mesmo as portas completas como opcional limita muito o uso deste carro num clima em que as temperaturas são geralmente altas, e a humidade geralmente superior a 80%. Experimentem lá guiar um Twizy num balneario duma piscina, e vão ter uma experiência semelhante a conduzir em Macau. Não existe também ar-condicionado, nem rádio. Portanto, a nível de conforto será semelhante a uma scooter, e dessas, temos milhares em Macau.
O motor elétrico faz uns 17 cavalitos, mas melhor que isso, é o forte binário que apresenta deste o primeiro pisar do acelerador. Salta-se de semáforo em semáforo com bastante rapidez e conforto. Por ser minúsculo é bastante ágil e "enfia-se em qualquer buraco", problema bastante frequente em Macau...

Estava a tentar concluir de uma forma inteligente, e tentar prever qual vai ser a reação dos condutores Macaenses ao pequeno Twizy. Mas parecem duas tarefas impossíveis!
A receptividade das pessoas em Macau dependerá muito de quem o conduzir. Se alguma estrela de Hong Kong, ou malta influente de Macau começar a usar o Twizy, pode ser que se torne num "hype" e a malta mais jovem adira à moda. Tem vários trunfos para funcionar aqui nas terras luso-chinesas, mas ainda assim representa um salto demasiado grande para o típico condutor jovem que procura abonar a ideia de status através dum carro caro, ou desportivo ou luxuoso, e o pobre Renault não se enquadra nesses grupos.

Também não acredito que se troque a clássica scooter por um "quadriciclo" elétrico.
Portanto, se o futuro do carro elétrico em Macau se basear no Twizy, vejo o caso mal parado.

E agora, a questão essencial. Eu queria ter um Twizy?
Não, não queria.

Fotos: Kuuga Wong

Talvez venda melhor por ter portas estilo Lamborghini... Acho que tem um design apelativo, mas não sei se chegará.

Nem acredito sequer que a Renault de Macau tenha grande vontade de os vender por cá. Quem fará a manutenção?

2 comentários:

  1. O Twizyyy........
    Por cá neste pequeno jardim à beira mar plantado, já vi alguns a circular, com o kit de portas completo (estamos em crise mas compramos com os acessorios todos!), e foi um acontecimento.... estranho! É uma scooter e pronto.
    Achei piada ao preconceito ao diesel dos condutores macaenses. Rapaziada continuem assim, o diesel é para tractores e autocarros!!

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  2. Estou a imaginar várion numa pista de karts.

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