Os melhores sítios para encontrar as pérolas automobilísticas Macaenses são as variadíssimas garagens públicas ou até privadas espalhadas pela cidade.
Para vos dar o exemplo, no prédio onde trabalho, o primeiro nível de garagem encontramos Um Skyline GTR R35, um Maserati GT e um Bentley Continental GT, todos brancos, bem juntinhos. Não são uma raridade, mas são sempre agradáveis de lhes por a "vista em cima".
Bem, há cerca de 2 semanas, num estacionamento dum grande Hotel, no porto interior, vi algo que nunca tinha visto antes. O nome Capri é tão popular, que várias gerações reconhecem logo este nome. Apelidado "mustang europeu", era um carro como uma linha tão sexy e cariz desportivo, que toda a gente desejava ter um, e continua a ser bastante popular na "esfera" dos automóveis antigos e clássicos. Teve uma brilhante carreira desportiva, que lhe conferiu sempre aquela "aura" o carro para se ter para quem gosta de acelerar.
E o nome XR2 também associam à vertente desportiva dos pequenos Ford produzidos na Inglaterra. O velhor Ford Escort MKIII, ou os Fiesta que tão bem ostentaram essa sigla.
E um Capri XR2?!
Pois, eu cá não conhecia. Os Capri tiveram importação para o mercado Americano com o nome de Mercury Capri, e apenas três gerações.
A primeira geração, foi o nosso querido capri europeu produzido na Alemanha.
A segunda geração é desenhada e produzida nos Estados Unidos, e para grande surpresa de todos (!!), é um "chanato" de primeira. Construído sobre uma base com mais de 10 anos, utilizando materiais antigos e conceitos ultrapassados, foi um moderado sucesso de vendas, ainda que seja medíocre e um tanto deprimente.
A terceira geração foi posta em prática através da engenharia Australiana. "Esta" Ford achou que seria necessário responder à Mazda e ao seu sucesso de vendas, o MX-5, e querendo uma fatia desse mercado, idealizou um carro sem qualquer piada estética, e mecanicamente pouco inspirada. Ironia das ironias, foi a Ford australiana, através das cooperação com a Mazda, usou a base do Mazda 323, de tração à frente para fazer então o concorrente do MX-5. Isto cheira logo a desastre...
A versão que vi aqui em Macau era o Capri XR2 turbo, versão descapotável (são todos...), com suspensão independente atrás, e com um motor 1.6 turbo de 132 cavalos. Com uma estética muito pouco atraente, e com um look "velho" teve um sucesso muito moderado, tornando-se um ícone no Japão, pela sua raridade e por ser uma "primo" do Mazda MX-5.
É um carro sem grande interesse, e deve ser tão divertido de conduzir com um sabão seco.
Fica o registo, mais pela curiosidade e raridade, do que pelo interesse e espectacularidade. No final de contas, estou a fazer aqui um serviço público.
Espero que gostem. Habituem-se à qualidade medíocre das fotografias. Tenho um Nokia quase clássico.
Assim muito de repente, pareceu-me um Alfa Romeo Spider com pára-choques grandes. Que barbaridade que acabei de dizer. Desculpem. |
Volvo 480 turbo? Um pouquinho, mas muito pouco interessante o desenho. |
A sigla que realmente me chamou a atenção. Inicialmente pensei que eram alguns emblemas colados aleatoriamente. Mas não. "Isto" existe mesmo. |
Vou dizer novamente uma asneira. RS200. Não é semelhante em nada, mas esta foto lembrou-me o irreverente RS200. |
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