sábado, 31 de agosto de 2013

As várias nacionalidades da Ford.

O segredo de descobrir automóveis interessantes em Macau não reside apenas em caminhar pelas ruas, até porque existe muito pouco estacionamento nas estradas.
Os melhores sítios para encontrar as pérolas automobilísticas Macaenses são as variadíssimas garagens públicas ou até privadas espalhadas pela cidade.

Para vos dar o exemplo, no prédio onde trabalho, o primeiro nível de garagem encontramos Um Skyline GTR R35, um Maserati GT e um Bentley Continental GT, todos brancos, bem juntinhos. Não são uma raridade, mas são sempre agradáveis de lhes por a "vista em cima".

Bem, há cerca de 2 semanas, num estacionamento dum grande Hotel, no porto interior, vi algo que nunca tinha visto antes. O nome Capri é tão popular, que várias gerações reconhecem logo este nome. Apelidado "mustang europeu", era um carro como uma linha tão sexy e cariz desportivo, que toda a gente desejava ter um, e continua a ser bastante popular na "esfera" dos automóveis antigos e clássicos. Teve uma brilhante carreira desportiva, que lhe conferiu sempre aquela "aura" o carro para se ter para quem gosta de acelerar.
E o nome XR2 também associam à vertente desportiva dos pequenos Ford produzidos na Inglaterra. O velhor Ford Escort MKIII, ou os Fiesta que tão bem ostentaram essa sigla.
E um Capri XR2?!

Pois, eu cá não conhecia. Os Capri tiveram importação para o mercado Americano com o nome de Mercury Capri, e apenas três gerações.
A primeira geração, foi o nosso querido capri europeu produzido na Alemanha.
A segunda geração é desenhada e produzida nos Estados Unidos, e para grande surpresa de todos (!!), é um "chanato" de primeira. Construído sobre uma base com mais de 10 anos, utilizando materiais antigos e conceitos ultrapassados, foi um moderado sucesso de vendas, ainda que seja medíocre e um tanto deprimente.
A terceira geração foi posta em prática através da engenharia Australiana. "Esta" Ford achou que seria necessário responder à Mazda e ao seu sucesso de vendas, o MX-5, e querendo uma fatia desse mercado, idealizou um carro sem qualquer piada estética, e mecanicamente pouco inspirada. Ironia das ironias, foi a Ford australiana, através das cooperação com a Mazda, usou a base do Mazda 323, de tração à frente para fazer então o concorrente do MX-5. Isto cheira logo a desastre...
A versão que vi aqui em Macau era o Capri XR2 turbo, versão descapotável (são todos...), com suspensão independente atrás, e com um motor 1.6 turbo de 132 cavalos. Com uma estética muito pouco atraente, e com um look "velho" teve um sucesso muito moderado, tornando-se um ícone no Japão, pela sua raridade e por ser uma "primo" do Mazda MX-5.

É um carro sem grande interesse, e deve ser tão divertido de conduzir com um sabão seco.
Fica o registo, mais pela curiosidade e raridade, do que pelo interesse e espectacularidade. No final de contas, estou a fazer aqui um serviço público.

Espero que gostem. Habituem-se à qualidade medíocre das fotografias. Tenho um Nokia quase clássico.

Assim muito de repente, pareceu-me um Alfa Romeo Spider com pára-choques grandes. Que barbaridade que acabei de dizer. Desculpem.

Volvo 480 turbo? Um pouquinho, mas muito pouco interessante o desenho.

A sigla que realmente me chamou a atenção. Inicialmente pensei que eram alguns emblemas colados aleatoriamente. Mas não. "Isto" existe mesmo.

Vou dizer novamente uma asneira. RS200. Não é semelhante em nada, mas esta foto lembrou-me o irreverente RS200.

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