quinta-feira, 2 de maio de 2013

Um Mini nipónioco

Este é um daqueles post que vos vai encher de conhecimento, e é uma mais valia nas conversas de bar, sobre automóveis, claro está.
A Daihatsu em Portugal não tem grande expressão, e assim muito de repente lembro-me de três modelos vendidos no mercado português. O Sirion, Copen e o Terios. São carros simples, básicos, mas com uma qualidade muito satisfatória.
Pormenor muito interessante, é o fato da Daihatsu ser o construtor automóvel mais antigo do Japão. São mais de 100 anos de nome, mas na realidade, só começaram a ter fabrico total de todos os componentes em 1957, com o modelo Midget DKA.

Não sei quanto a vocês, mas para mim já chega de história! Vamos ao que interessa...

A Daihatsu cá por Macau está bem representada por toda a gama de modelos, que varia entre os 4x4, e os modelos mais "pequeninos", onde está incluído, o Mira Gino. O que é um Mira Gino?
Não, não é uma expressão espanhola! Não sei porque é que estão a pensar nisso.
O Mira Gino é a personificação asiática do BMC Mini. (sim, o velhinho, idealizado por Sir. Alec Issigonis)
Não lhe chamarei uma cópia, mas sim uma inspiração muito profunda. As linhas andam lá perto, apesar de ser um pouco maior, e menos bem conseguido. Mas inspirações no pequeno carro britânico não acabam só no seu aspeto à saída de fábrica. Todas as modificações que esta malta faz aos seus Ginos são inspiradas nos kitansos aos minis por esse mundo fora. Quais são as jantes favoritas do pessoal? As minilite, claro está! A verdade é que estas jantes "assentam" bem em quase todos os carros...

Rapidamente, para vos situar a nível técnico. estamos a falar dum pequeno carro, que não pesa mais do que 900Kg, e teve uma primeira mecânica 659cc atmosférico, e outra versão turbinada, com cerca de 32cv e 64cv respectivamente. Mais tarde apresentaram uma nova mecânica de 1000cc, atmosférico  também com 64cv, mas com um pouco mais de binário que o motor anterior. Garantidamente não vão fazer corridas para lado nenhum, nem ser o rei dos semáforos!
Foi produzido entre 1999 e 2004, e na verdade, não foram produzidas muitas unidades. Talvez possam valer uma pequena fortuna no futuro... Não acredito muito.

Andava a adiar este post porque andava a tentar "caçar" um vizinho aqui da zona que tem um Gino super kitado, com uma dump-valve bem barulhenta, jantes minilite gigantes e uns baquet e outras maluquices. Como não tenho conseguido apanhar o senhor, deixo-vos estes que fotografei. São modelos pouco alterados, mas prometo-vos que grande parte dos que circulam pelas ruas de Macau estão substancialmente mais modificados e interessantes.

Espero que gostem do Mini oriental!

Que tal um British Racing Green, com muita coisa cromada, e tejadilho branco?

As jantes Minilite sempre presentes. Este modelo está muito de origem... não tem muita piada!

Faróis amarelos a trazer um pouco o look "oldschool". Sei que não é igual a um Mini, mas vai buscar muitas referências.

Existem Ginos de 3 e 5 portas, ainda que por Macau, julgo só ter visto de 5 portas. Jantes e autocolante Minilite. Ponteira "race".

Muito simples e básico, acaba por perder piada, e afastar-se um pouco do modelo que tanto o inspirou.


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