sexta-feira, 24 de maio de 2013

O mini terror dos semáforos.

Viver em Macau abriu uma nova noção de "realidade" em ralação aos automóveis. O factor espacial limita tanto o uso do carro, que começamos a pensar que um motor 1.3cc já é demasiado.
Por esta altura, já devem saber que Macau é uma cidade muito pequena, bastante movimentada, onde, tudo o que é estrada com mais de 700 metros de 2 vias tem radar de controlo de velocidade. Salta-se de semáforo em semáforo, cercado de scooters, com passadeiras e maus condutores. Tudo isto, em pequenas avenidas, a uma velocidade tão aborrecida que falar ao telefone até é seguro...

Isto fez-me pensar na pouca necessidade de ter um carro grande. Ou já agora, um carro médio.

E que tal, aprender alguma coisa com os Japoneses? Carros pequenos, com cilindradas pequenas, mas picantes, com uns cavalitos trabalhadores extraídos dum motor muito rotativo, ou ajudado por um turbo igualmente de dimensões reduzidas.

É com isto em mente, que o meu gosto (ou falta dele...) é transportados para os pequenos Kei Car.
Gosto dos pequenos desportivos, com cilindradas inferiores a 1000cc, mas muito leves, e com um look um pouco "infantil", mas ao mesmo tempo, sabichões. Versões pouco sérias de automóveis minúsculas, mas com um toque e atitude de corrida de fim-de-semana. É o suficiente para arrancar a fundo nuns semáforos, ou fazer umas curvas ali na "serra" de Coloane, também ela pejado de radares.

Este engraçado Daihatsu Copen costuma andar a passear-se pela zona onde trabalho, e tem um som bastante engraçado. O seu motor 660cc com um pequeno turbo-compressor, e uns simpáticos 68cv, rosna duma forma que me leva a pensar que já possa ter sido "mexido", porque arranca muito bem, e o barulho forte da dump-valve não nos deixa enganar.

Esteticamente está com piada. Tem um "look race", mesmo à japonesa, e é mesmo isso que se procura num carro destes. Jantes giras, kit estético interessante, entrada de ar no capot também acho fixe, e acima de tudo, é o conjunto. No interior com baquets e um volante desportivo mantêm o carisma rapidinho e trabalhador para o condutor. Deixo-vos umas imagens para serem também vocês a julgar.

Sabem que mais? Na altura de ver um carro para mim, vou andar de olho nestes carros. Gosto mesmo disto!

Tem ou não pinta? Carregado dela! Acho que ainda consigo criar alguns paralelismos ao meu AX GTi...

A entrada de ar é usada no Japão pela malta que leva estes pequenos carros para a pista. Só trocava as luzes azuis, por umas amarelas! Pior, não?

Gosto da "asa" traseira. É grande, e parece não ter grande sentido estético. E comparar o tamanho do Copen, com um mini SUV ao seu lado? Cómico.

Dupla ponteira de escape, de grandes dimensões. Os pára-choques e embaladeiras não são assim tão maus. Até compõem bem o ramalhete.

Jantes pouco habituais nos copen. Acho que ficam muito bem, e por mim, podiam ser estas...

Baquets e volante race. Obrigatório, não? Parece que encaixamos ali, e lá vamos nós fazer umas curvinhas para Coloane!

1 comentário: