terça-feira, 26 de março de 2013

O Templo do Drift!

Já disse mil vezes, e digo novamente. O que a malta quer é street race.
E é isso que Macau oferece ocasionalmente.

E foi neste fim-de-semana, durante a visita duns amigos de Portugal, que fomos visitar um templo gigante, mas novo, que só é acessível de carro por uma estrada estreita aos "S's", com ganchos muito apertados, e duma forma geral, muito interessante.
Claro que quem tem os carros no sangue, imagina fazer aquilo num hatchback muito leve, ou num tração traseira a rabear por ali acima!

Quando chegamos ao topo do monte, deparamo-nos com um templo enorme, e um grande parque de estacionamento com poucos carros, mas com uma agradável surpresa.

Assim com um aspeto um pouco duvidoso, estavam 4 Nissan, dois S14 e dois 180/200SX, claramente preparados para a prática de drift, ainda que um aspeto abandonado. Reparei também numa antiga Toyota Liteace com mau "ar", que me deu logo a ideia de carrinha de assistência.
Ao chegar mais perto, todas as duvidas sobre serem carros preparados para drift foram por água abaixo.

Apesar de terem um look um bocado foleiro, tinham todos os requisitos de carros com um único propósito... andar "de ladecos"!
Os baquets da Bride; volantes mais práticos e um deles bem interessante (modelo icónico no Japão, mas italiano, um NARDI); manetes mais curtas da caixa; um dos Nissan tinha travão de mão hidráulico; Manómetros de pressão de turbo e outros.
Esteticamente não estavam muito bonitos. jantes pequenas (para ser mais fácil a derrapagem), pára-choques demasiado básicos, e cores planas, sem brilho, mesmo à street racer ilegal e maluco.

A tal Liteace que estava lá estacionada era mesmo uma carrinha de assistência, com mangueiras e "jerricans" de gasolina, pneus, macacos, etc.

A questão curiosa, é que os carros estavam lá parados, aparente abandonados, mas com uma razão muito lógica. Ali, naquele parque, não se paga parquímetro, e o fato dos donos serem uns bandidos e terem carros bastante ilegais, ou pelos menos, que chamem a atenção das autoridades, torna-se preferível deixá-los no sitio onde vão brincar, de forma a não terem que se deslocar de um lado para o outro, a "passear-se" pela Taipa ou Macau, podendo ter a policia a dar-lhes dores de cabeça. Assim, numa altura do dia e da semana, eles deslocam-se lá num carro ou mota perfeitamente banal, fazem as brincadeiras que têm a fazer e vêm-se embora. Os carros ficam lá, sem qualquer problema, visto que em Macau, ninguém rouba ou mexe em nada!

Esta forma de agir é que me surpreendeu, e os carros que lá estavam não deixaram de ser uma ótima visão!

Thumbs Up para estes drifters!
Agora fiquem com uma coleção fotográfica!

O tal templo. Grande, e bem bonito.
Os carros estacionados no parque. Eu fui conduzido at]e ao templo num belo Nissan March novinho.
Um Silvia, ou 180SX, ou o que vocês quiserem chamar.

Volante Momo Drift, e baquets da Bride. Os manómetros de tudo e mais alguma coisa. Este estava pouco estimado no interior...

Os autocolantes foleiros têm que estar sempre presentes!

As jantes pequenas não lhe dão muita credibilidade. Os faróis também são detestáveis! E o para-choques todo queimado dá-lhe piada!
Um Silvia, ou S14, com o seu motor turbo é um dos carro prediletos para o drift. Gosto muito deste carro, ainda que este roxo e os pára-choques não sejam muito fixes...

Este era talvez um dos melhores "cockpit". Estava com um ar "novinho". Gostei.

O volante Nardi é um must para a malta do drift! E a verdade é que lhe acenta que nem uma luva!
Uma barra "anti-aproximação" para a torres superior da suspensão traseira reforça toda a estrutura, e dá-lhe mais rigidez para o drift. Muito bem!

Muito sujos estes carros. Um cenário bem interessante.

O autocolante do "gang" da malta do drift. High Speed em Macau não acredito muito...
Outro Silvia, um pouco mais foleiro que o anterior. Estas jantes não ficam mesmo nada bem. Este estava bem sujinho. Talvez por andar de lado?

Gosto dos faróis de trás. Ainda assim, gostei do conjunto geral deste.

Talvez o interior mais inestimado e com mais "bom gosto". Posso dizer bom gosto? Ok, eu gosto!

O mais "fora da lei" ou Mad Max style ali presente! Tinha mesmo um look de desleixado que gosta é de puxar pelo carro, e o resto é conversa.

Jantes de cada cor é uma prática comum para a malta do drfit. Tem mais piada, e causa um efeito giro! Até acho piada!

E esta "hein"? Travão de mão vertical, mas não hidráulico. A manete também é bastante race, mas o resto do interior parece o mais low cost possível. 

A tal carrinha de assistência! No meio dos quatro carros. Grande ideia...

O interior da Liteace. Pneus, gasolina, oleos, macacos e outras tralhas que sejam necessárias para se ser um bandido do drift! Bem fixe!

5 comentários:

  1. Gostei particularmente destas imagens. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Espectacular!!
    Isto sim, é um aspecto completamente inexistente na cultura automóvel portuguesa. A ideia de lá deixar os carros "abandonados" com uma carrinha de apoio é espectacular e impensável aqui na zona da Grande Lisboa.
    Apesar de não serem carros que goste particularmente, gostei da pinta deles. Tal como tu dizes, só interessa é drifts, o resto é cenário. Os carros têm o que precisam para o drift e nada de acessórios idiotas (ok, talvez os pára-choques). Muito puristas.
    Gostava de ver os motores disso e de os ver em acção. Vê lá se um dia vais aí e fazes uns vídeos!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado João, e obrigado Sérgio.
    Um dia à noite vou tentar ir lá para dar uma vista de olhos...

    ResponderEliminar
  4. Muito fixe! Gostei muito do nissan "mad max", quando vi a foto foi também a 1ª definição que me veio à cabeça!
    O que interessa é que cumpram o seu objectivo, a estética é para os filmes!
    Fico à espera de umas fotos destes meninos em acção.
    Abraço!

    ResponderEliminar