Ainda que a saga Gran Turismo tenha dado uma grande ajuda na descoberta dos modelos asiáticos, é sempre uma alegria quando vemos estes carros "em pessoa".
Em Portugal nunca vi nenhum, e até julgo que não foi feita a importação deste modelo para terras Lusas.
Estou a falar do Honda Integra type-R DC-2 de quatro portas (5 portas no total...). Sim, quatro portas!
O modelos de 3 portas é visto por Portugal, ainda que seja um veiculo um pouco raro. Aqui por Macau vemos bastantes, e ainda mais a evolução, o DC5.
O DC-2, foi feito entre 1993-2001, e é uma das melhores criações da Honda. Um carro projectado com os olhos na competição, e com uma forma de trabalho que só os japoneses se lembrariam. As intensas reduções de peso, ao mesmo tempo que se reforçava todo o chassis, aliada a um jogo de suspensão e trem motriz muito evoluído, criaram um carro verdadeiramente icónico. O motor 1.8cc de 200cv (no mercado japonês) era uma pérola. Montado à mão, com a cabeça 16 válvulas trabalhada e polida ainda na fábrica, aliada a uma geometria baseada na competição, e com o auxilio dos sistema VTEC, conseguiu-se fazer o motor mais potente na relação de cavalos por litro (na sua época), sendo ultrapassado mais tarde pelo Honda S2000.
O seu mano mais comprido apareceu inicialmente nas versões ESi, Si, que eram uns simples sedans com um design arrojado (o jogo de dois faróis redondos foi o pnto alto), e uma mecanica 1.6 de 142 e 178 cavalos, que já por si era bem despachadas. A versão type-R aparece no sedan por uma questão de marketing. No Japão serviu para dar resposta aos novos 5 portas que estavam a ser alvo de imensa procura, nomeadamente o Subaru Impreza ou o Mitsubishi Lancer Evolution, ainda que estes fossem versões turbinadas e de tração às 4 rodas.
No mercado Europeu não houve importação suficiente para se tornar relevante, mas o mercado Norte Americano já houve outro interesse neste tipo de carro, ainda que o modelos de 3 portas fosse sempre mais interessante, rápido e bonito.
O Integra sedan não tinha o tratamento que o coupe tinha. Foi mais uma transferência de órgãos: motor, caixa, diferencial, e outras coisitas, enquanto que o chassis ficou quase stock, apenas com detalhes de reforço na secção traseira.
A frente com as óticas redondas foi muito usada no Japão, mas os modelos de exportação vinham com um conjunto diferente de faróis, que verdade seja dita, tira-lhe o glamour dos meados dos anos 90...
Os exemplares que vi por Macau são geralmente o type-R, mas também já vi o Si, o 1.6cc de 178 cavalos.
Como são carros locais, têm geralmente jantes diferentes das de origem, estão rebaixados e com baquets. O Capot preto também é uma constante.
Um carro interessante e raro. Fiquem com ele... (hoje o material fotográfico é mauzinho, desculpem!)
Este tinha jantes de origem e capot preto. Estava porreiro, mas nada de especial... |
Os farolins traseiros eram iguais em todas as versões. A versão sedan acaba por ter um look mais pesado, mais lento. |
Versão Si, com umas jantes "after market", sem grande piada. Ainda assim, 178 cavalos é bem bom! |
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