sexta-feira, 16 de novembro de 2012

As várias emoções.

Hoje foi o primeiro dia em que tirei mesmo partido do passe de imprensa que estou a usar para "trabalhar" no Grande Prémio de Macau.
Na minha hora de almoço, corri do NAPE (local onde trabalho) até à Avenida da Amizade, e chego na altura em que vejo um carro encostado as rails a perder velocidade, e parar e a começar a arder. Rapidamente vesti o colete de "press", saquei da maquina, e tirei umas fotografias (sem grande ângulo...) ao carro do piloto Phillp Yau, que soube um pouco mais tarde que tinha morrido no local do acidente. Podem ver aqui o acidente.

Foi um começo de Grande Prémio, atribulado, e muito angustiante para mim, ver dois pilotos morrerem desta forma. No dia anterior, enquanto trabalhava (pouco, porque estava vidrado a seguir a prova na televisão macaense) assisti ao acidente do piloto Luís Carreira, e aos momentos em que se socorria o piloto inanimado, sem sucesso. Foram realmente momentos de muita tensão e tristeza.

Foram estes acontecimentos que acabaram por suavizar a loucura e excitação que estava a sentir por estar "dentro" do Grande Prémio. Eu adoro o barulho dos motores, os cheiros, o frenesim das pessoas, e todo o aparato. E adoro sentir-me especial, e poder entrar onde os comuns amantes de automóveis raramente podem ir.

Neste pouco tempo que tive para dar um salto à pista, escolhi a curva do Casino Lisboa. Entrei para a varanda dos fotógrafos e assisti ao CTM Macau Touring Car Cup, ou seja, um magote de Hondas DC-5, Civic, Accord e outras máquinas bem assanhadas. Tive a oportunidade de fotografar dois acidentes ligeiros, obrigatórios naquela curva, onde deu para apreciar o entusiasmos dos chineses, Levantavam-se, berravam, riam-se dos pilotos ao mesmo tempo que puxavam por eles. Enfim, um entusiasmo verdadeiro e muito interessante.

Apesar dos acidentes fatais, hoje foi um dia muito emocionante e divertido. Amanha, sábado, vou estar o dia inteiro dedicado à prova, ainda que esteja agora a ouvir uma forte chuva...

Deixo-vos aqui umas fotos variadas, e amanha farei outra atualização.

Acabado de acontecer, estavam a chegar os primeiros extintores.

A tentarem abrir a porta do carro, sem qualquer sucesso. Passaram cerca de 10 minutos até o piloto entrar na ambulância.

Ainda sem ter qualquer noção, as noticias não eram animadoras.


A vez dos Hondas mostrarem o que valem. Sempre grandes disputas.

Num dia de treinos e qualificativas, as bancadas estavam cheias.

O número 15 a ganhar uma posição pelo interior, numa travagem muito à justa.

Bem sucedido, seguem os dois em direção à curva do clube militar.
Direção trancada...

Toma! Lá vai ter que ir para a oficina o Lexus IS200 preto mate.

Num minuto, o homens saltam para a pista, "amarram" aqueles tirantes da grua ao carro...

... e içam-no para fora da pista, onde estão reboques que os levam para as boxes. Tudo em pouco mais de 3 minutinhos.

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