terça-feira, 1 de julho de 2014

Um poster cheio de Veneno!

Para quem nasceu no final da década de 70 e inícios da década de 80, do século XX, está claro, passou por uma experiência muito interessante, enquanto"putitos", aquando a passagem para a década de 90.
Esta bela experiência, foram os posters dos carrões da época! As verdadeiras pin-ups da nossa infância/juventude! Eu fazendo parte deste grupo, lembro-me perfeitamente de quando a "pornografia automóvel" vinha em jeito de cartaz em papel grosso, com um acabamento lustroso, onde num fundo cinzento/neutro, se destacava um único carro, com linhas agressivas, desafiador e simplesmente brilhante. Quem não se lembra do poster mais genérico da história, onde vemos um Lamborghini Countach  LP500S branco, com interiores igualmente brancos, e pensamos, um dia vou ter este carro.

Nos dias que correm, gostaria de conduzir um, mas não de o ter. Há muitos outros antes deste...
Isto mostra, que ao amadurecer, os gosto vão mudando, e vamos dando prioridade a outros argumentos que os carros ofereçam, e não apenas à largura dos pneus, ou quantas saídas de escape o carro tinha...
Claro que há carros, que ficaram marcados, e ainda hoje continuam a ser uma referência digna de poster.
O Ferrari F40, ou o brilhante McLaren F1, fazem parte dum grupo de automóveis que foram lançados na época, e faziam as delicias do miúdos da altura, e hoje, já crescidos, conseguimos analisar o pacote, e dar-lhe os devido valor, por serem ótimos carros, ou por serem tão exuberantes e fora do normal que passam a fazer parte da nossa wishlist!

Mas nem só de carrões viviam os pósters dos finais de 80 e inícios de 90...
Lembro-me perfeitamente do poster que um amigo tinha, dum Fiat Uno Turbo i.e., vermelho, e nem por isso nos deixava de impressionar.
Foi uma época rica do "fetichismo" automóvel, onde os troféus mono-marca lançavam propaganda em qualquer evento associado ao automóvel, e as grandes marcas, esbanjavam rios de dinheiro em troféus de velocidade/ralis pelo mundo fora, e quando se torcia por uma marca ou por um piloto, por simpatia, ou só porque o "nosso" pai tinha um carro japonês ou europeu...

Nos tempos que correm, com os milhares de canais de informação, esta magia do poster no quarto do miúdo não tem a importância que tinha antes. A internet abriu um mundo de informação e conhecimento sem precedente, e é tudo mais fácil e global.
Qualquer miúdo sabe que o McLaren P1 fez o melhor tempo em Nürburgring - Nordschleife, e até já viu o video 3 ou 4 vezes no tablet lá de casa. Anteriormente já tinha visto o Pagani Zonda R, e o Skyline GT'R, portanto, não há grande surpresa ou entusiasmo nas "novidades" recentes dos super-carros.
E mais, e é aqui que eu quero chegar... Hoje as marcas lançam concepts como mudam de cuecas. O processo de criar algo de raiz é tão rápido, que podemos ver uma "maqueta" de um carro a dar umas voltas num pavilhão de testes, e pensar, - mas estes gajos já vão lançar um carro novo?

Foi o sentimento que tive ao ver o Lamborghini Veneno em Macau! Mas isto não era só um concpet?
Aliás, inicialmente nem sabia o nome desta "coisa". Tinha visto uns quantos concepts recentemente na Internet e nem sabia bem se este modelo tinha ido para produção. Bem, está em produção (vão fazer cerca de 34 carros?), e é o hiper-desportivo mais caro do mundo. No Reino Unido custa uns belos 3.4 milhões de libras, e em Macau, deve ter custado bem mais que isso, mas não importa, porque dinheiro não é um problema. Este carro encontra-se numa garagem duma malta que tem uma extensa coleção de carros, e este será em todo o caso, a cereja no topo do bolo.

Mas, caros amigos, sendo muito sincero, este carro não me enche as medidas. É demasiado excêntrico para o meu gosto, e em Macau, não fará o mais pequeno sentido.
Finalmente faço a ponte à minha introdução, e admito que é o carro perfeito para um poster daqueles que falámos anteriormente... Isto será o sonho de qualquer miúdo do século XXI que ainda tenha uma parede cheia de imagens de carros de sonho. Os Countach do antigamente, são hoje, e que me permitam a comparação, os Veneno em todo o seu esplendor, com tantos apêndices aerodinâmicos e estéticos que deixam qualquer pavão envergonhado.

Mas não é isso que todos gostamos? Todos gostamos de nos sentir um pouquinho especial, e é mesmo essa a especialidade destes carros...


Quem é que não se lembra deste? Quem nunca sonhou conduzir este beldade, de camisa aberta até à barriga, a mostrar um cordão de ouro e a pentear o bigode?

Outra imagem clássica... Este ainda hoje me deixa de rasto. Tudo neste carro é mágico! Quero um!

Quando temos 8 anos, até um Turbo i.e. numa parede nos deixa sem fôlego! Aos 30 anos um Ax Gti tem o mesmo efeito...

Aqui está ele! A representar todos os esboços de aileron alguma vez criada na industria automóvel.... 

Não deixa de impressionar, mas é tão exagerado! E nem é a referência em andar muito rápido. Aliás, O P1 e o 918 tornaram estes carros "obsoletos"...

Tem o seu "quê" de sexy, e intimida, mas só assim é que se pode suplantar ao resto da coleção envolvente...





Sem comentários:

Enviar um comentário