No mercado europeu podemos ver uns quantos exemplos, mas torna-se ainda mais interessante quando se tenta americanizar o velho continente, e vemos que a "receita" americana não está optimizada para a Europa, e mesmo com o "downsizing" que os carros têm que sofrer para poderem ser vendidos racionalmente, as coisas não costumam ser famosas.
Tanta conversa para vos apresentar o Chrysler PT Cruiser. Apareceu em Portugal nos meados de 2000, e haviam quem odiasse, e quem amasse, embora, na minha opinião, tenha sido uns 2 % de amor, e o resto ódio...
Posicionava-se no mercado americano como um retro style, onde ia buscar inspiração aos carros da década de 30, so século XX, nomeadamente o icónico Chrysler Airflow, e tentava dar-lhe um toque moderno para entrar no século XXI em grande estilo. Em vez disso, criou uma "carrinhola" grande, pesada, com um apuro estético terrível, e péssima qualidade de construção, que na Europa foi considerado um fiasco, mas na América do Norte (E.U.A e Canadá) vendeu razoável bem. Vá-se lá entender esta gente...
A estética é relativa ao gosto de cada um, mas se vocês gostarem deste carro, não visitem mais o meu blog! Deixamos de ser amigos. Simples!
Mesmo que se goste do estilo "americano", e eu até entendo que gostem dos Hummers ou dos Camaros e Corvettes, gostar deste carro é ter um gosto demasiado marginal. Cá bem no fundo do coração até "meto no mesmo saco" o PT Cruiser (PT vem de Personal Transport... ai é? a sério?) ao horrível Pontiac Aztek.
Para quem já teve o "prazer" de andar num, sabe que dinamicamente estamos a falar dum carro pesado, com um rolamento exagerado, onde não se sente a estrada, pouco "performante" e muito gastador.
Resumi em cima exatamente o que se gosta por Macau! Acertaram em cheio!
Por cá realmente não se vêm muitos, mas quando se vêm, é há grande!
O dono dum restaurante aqui ao lado, tem um curiosa coleção de carros, e o PT Cruiser é talvez o mais interessante. O senhor pensou no conceito base do carro, e decorou ou "costumizou" (usando o termo americano de Custom) com elementos da década de 30/40, e deu-lhe uma nova alma. Isto que não signifique que tornou o PT Cruiser melhor!
Os cromados em exagero, faróis externos, farolins com molduras cromadas, saída de escape estilo art deco, e muitos outros apêndices inúteis só para transformar o Chrysler do ano 2000, num calhambeque cheio de piada!
É na verdade uma transformação que até faz algum sentido, mas não deixa de ser estranho, e claro, a questão de gosto é muito relativa, e eu não queria de todo, andar por Macau a conduzir este carro. Daria um "high-five" ao senhor por ter feito isto ao carro, mas no dia seguinte fazia que não o conhecia...
Apreciem os detalhes desta transformação, e julguem por vocês mesmos.
Até mais logo!
Esta foi a primeira vez que o vi! Dois tons e frisos cromados como nos anos 30,! E os aqueles faróis, hein? |
O sitio para o pneu suplente, a imitar o antigo, mas sem qualquer função neste carro. Tenham atenção aos detalhes! |
As primeiras jantes deste "kitanso". Não tinham nada de clássico, pois não? |
E aquelas saídas/entradas de ar deveriam estar no capot, onde estão aqueles autocolantes cromados parvos. Retrovisores cromados... Pinta! |
A primeira evolução... |
...e a segunda evolução! Está com mais pinta ou não? Faixa branca no pneu com jante mais tampão cromados! |
A primeira evolução... (vista de trás!) |
...e a segunda evolução! Reparem no detalhe dos farolins, e mesmo da moldura das matriculas! Impecável! |
E esta saída de escape. Estilo! Faz lembrar as velhas Indians dos anos 50. |
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