terça-feira, 15 de julho de 2014

Ainda se fazem como o antigamente?

Existe um número de carros, que, sem ser bruxo ou especialista no mercado automóvel, sabemos que vão ser um grande "flop".
No mercado europeu podemos ver uns quantos exemplos, mas torna-se ainda mais interessante quando se tenta americanizar o velho continente, e vemos que a "receita" americana não está optimizada para a Europa, e mesmo com o "downsizing" que os carros têm que sofrer para poderem ser vendidos racionalmente, as coisas não costumam ser famosas.

Tanta conversa para vos apresentar o Chrysler PT Cruiser. Apareceu em Portugal nos meados de 2000, e haviam quem odiasse, e quem amasse, embora, na minha opinião, tenha sido uns 2 % de amor, e o resto ódio...
Posicionava-se no mercado americano como um retro style, onde ia buscar inspiração aos carros da década de 30, so século XX, nomeadamente o icónico Chrysler Airflow, e tentava dar-lhe um toque moderno para entrar no século XXI em grande estilo. Em vez disso, criou uma "carrinhola" grande, pesada, com um apuro estético terrível, e péssima qualidade de construção, que na Europa foi considerado um fiasco, mas na América do Norte (E.U.A e Canadá) vendeu razoável bem. Vá-se lá entender esta gente...

A estética é relativa ao gosto de cada um, mas se vocês gostarem deste carro, não visitem mais o meu blog! Deixamos de ser amigos. Simples!
Mesmo que se goste do estilo "americano", e eu até entendo que gostem dos Hummers ou dos Camaros e Corvettes, gostar deste carro é ter um gosto demasiado marginal. Cá bem no fundo do coração até "meto no mesmo saco" o PT Cruiser (PT vem de Personal Transport... ai é? a sério?) ao horrível Pontiac Aztek.
Para quem já teve o "prazer" de andar num, sabe que dinamicamente estamos a falar dum carro pesado, com um rolamento exagerado, onde não se sente a estrada, pouco "performante" e muito gastador.

Resumi em cima exatamente o que se gosta por Macau! Acertaram em cheio!
Por cá realmente não se vêm muitos, mas quando se vêm, é há grande!
O dono dum restaurante aqui ao lado, tem um curiosa coleção de carros, e o PT Cruiser é talvez o mais interessante. O senhor pensou no conceito base do carro, e decorou ou "costumizou" (usando o termo americano de Custom) com elementos da década de 30/40, e deu-lhe uma nova alma. Isto que não signifique que tornou o PT Cruiser melhor!
Os cromados em exagero, faróis externos, farolins com molduras cromadas, saída de escape estilo art deco, e muitos outros apêndices inúteis só para transformar o Chrysler do ano 2000, num calhambeque cheio de piada!
É na verdade uma transformação que até faz algum sentido, mas não deixa de ser estranho, e claro, a questão de gosto é muito relativa, e eu não queria de todo, andar por Macau a conduzir este carro. Daria um "high-five" ao senhor por ter feito isto ao carro, mas no dia seguinte fazia que não o conhecia...


Apreciem os detalhes desta transformação, e julguem por vocês mesmos.
Até mais logo!

Esta foi a primeira vez que o vi! Dois tons e frisos cromados como nos anos 30,! E os aqueles faróis, hein?

O sitio para o pneu suplente, a imitar o antigo, mas sem qualquer função neste carro. Tenham atenção aos detalhes!

As primeiras jantes deste "kitanso". Não tinham nada de clássico, pois não?

E aquelas saídas/entradas de ar deveriam estar no capot, onde estão aqueles autocolantes cromados parvos. Retrovisores cromados... Pinta!

A primeira evolução...

...e a segunda evolução! Está com mais pinta ou não? Faixa branca no pneu com jante mais tampão cromados! 

A primeira evolução... (vista de trás!)

...e a segunda evolução! Reparem no detalhe dos farolins, e mesmo da moldura das matriculas! Impecável!

E esta saída de escape. Estilo! Faz lembrar as velhas Indians dos anos 50. 



Sem comentários:

Enviar um comentário