sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O meio meio meio irmão!

Hoje apresento-vos mais um dos muitos carros que não vemos na Europa, mas que por terras asiáticas são bastantes comuns. Falo-vos do Toyota Porte. É um pequeno MPV, muito particular, porque apresenta do lado do passageiro uma porta de deslizar elétrica, e do lado do condutor, uma porta "normal". Imediatamente pensamos no Peugeot 1007, ainda que este tenha apresentado 2 portas de deslizar elétricas. Não estou a dizer que um é cópia do outro, até porque apareceram na mesma altura, e destinam-se para mercados diferentes, mas parecem ter um pai em comum. Pelo menos uma ideia em comum...

Ok, entendo que o 1007 foi um flop gigante, e que a Peugeot deve odiar a equipa que o projectou, mas eu até lhe acho alguma piada, e se estivermos à procura duma expressão individual e única num automóvel  porque não pensar no 1007? Eu também não queria um, verdade, mas também não é bem o meu "tipo" de carro...

Já o Toyota Porte me transmite outro feeling. É aborrecido, desproporcionado, e é um utilitário Japonês....
Começamos pelo nome, Porte. Porquê Porte? Por ser o nome francês para portão? Uii, tenho um nome francês no meu carro, grande pinta, pareço europeu.

Parece-me ser prático, e bastante espaçoso no interior. Leva confortavelmente quatro adultos altos, mas isso na China não será um problema. Tem um chão plano (tirando as versões 4x4), e um texto alto, e uma abertura de porta deslizante que ultrapassa 1 metro, facilitando a entrada da miudagem, dos velhotes ou volumes maiores. Carro muito versátil.

O que vos mostro mais em baixo, é a primeira geração, que começou em 2004 (tal como o Peugeot 1007), e sofreu agora o re-design em 2012.
Parte da base do Yaris, e usa os clássicos motores a gasolina da Toyota. o 1.3cc e o 1.5cc com as caixas especiais automáticas e outras coisas técnicas que não têm qualquer interesse, até porque a esta hora, vocês já só estão a ver os "bonecos" e vão procurar outra vez o tópico das pit babes!

Não sendo um carro particularmente interessante, ainda se vêm bastantes em Macau, e acabam por chamar a atenção porque geralmente estão um bocado kitados! Mais uma vez, não faz muito sentido kitar estes carros... mas eu não os vou contrariar.

Deixo-vos 3 exemplares, sendo que o Super DUB edition foi fotografado em Hong Kong!
Espero que gostem, mas ficam já sobre aviso, que este carro só pode ser pedido para o UK, com algumas restrições. Em Portugal, esqueçam!


A cor laranja não deixa passar despercebido. Mas este é o Porte mais de "origem" que vi. Deste lado, porta normal.

Cá está a grande porta deslizante. Prática? Sim, parece. Elegante? Nem por isso.

É um carro com poucos apontamentos estilísticos. Demasiado plano, faz parecer ainda maior, pesado.

Vé-se que tem imenso espaço interior. Na nova geração pode-se optar pela versão de 4 ou 5 lugares.

Tem quase tanto vidro, como painel de chapa na porta. É desequilibrado, ainda que a ideia seja espaço e luz no interior. Ok, conseguiram.

A calha de correr a porta é tão evidente, que parece apenas uma carrinha comercial. Querem assumir a porta deslizante, mas será assim tão necessário?

Em Hong Kong encontrei este Porte. Está todo "trabalhado" de alto a baixo. Pára-choques, embaladeiras, vidros fumados, jantes especiais, rebaixado... tudo!

Os apontamentos a vermelho dão-lhe um ar de GTi, mas com um 1.5cc a gasolina não vai fazer grandes corridas...

Enquanto escrevo este legenda, estou a pensar: Gosto ou não destas jantes? Não é mesmo o meu estilo, mas até gosto. Não sei, desculpem!

Já em Macau temos em exemplar. Jantes horríveis, e os vidros fumados tiram-lhe a vertente "citadina" Parece um bocado desajeitado.

Um look race, na cara da senhora a olhar para mim. Mas nota-se que é espaçoso lá por dentro. Boa!

2 comentários:

  1. Acho que o blog te está a dar a volta à cabeça. O Ricardo que eu conhecia não gostava dessas jantes.

    Falando noutras coisas, na semana passada vi um Countach amarelo na bela localidade de Rio de Mouro. No dia seguinte vi dois R8s, um preto e um branco. Vês? Não é só aí!!

    ResponderEliminar
  2. Ehpá, estou um Homem mudado.
    Rio de Mouro é um pouco mais rico que Macau, é por isso que os vés por aí!

    ResponderEliminar