quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inspiração no antigo!

Há imenso que tempo que estava preparado, mentalmente, para vos mostrar o sucesso (nem tanto...) que é, em Macau, a presença do Toyota GT86.

Comecei bem, certo? Estava a escrever esta primeira frase, e a pensar que o queria dizer, não estava assim tão correto. Por onde começar?

Porquê mentalmente? Porque efectivamente já vi muitos GT86/BRZ/Fr-S, mas poucos que eu realmente pensasse, "Bolas, (eu não digo bolas...) mas que belo automóvel!". Portanto, raramente os fotografava por falta de interesse, e acabava por não ter material para vos mostrar, ainda que, quisesse muito falar-vos deste carro, que tanto aprecio.
Este carinho especial pelo GT86, passa não só pela relevância história que ele tenta ocupar, mas também porque é um projecto interessante, e ainda, porque pouco antes de vir para Macau, tive o prazer de conduzir umas unidades no autódromo do Algarve. Foi do "cacete"! Estava mais histérico que uma colegial japonesa, e foi uma experiência tão boa, que por mim, faria disso vida. Podia deixar o design, finalmente!

Quando cheguei a Macau, e comecei a ver o tipo de mercado automóvel que havia por cá, pensei: - bem, o GT86 vai vender que nem churros em Espanha! Para meu espanto, não se viam tantos como eu esperava, mas ainda assim, e numa análise mais atenta, há muitos carros destes por cá!

Poucos estão do origem, e geralmente têm um aileron enorme e foleiro, com umas saias igualmente pirosas. Existem Toyota GT-86, Subaru BRZ, e ainda alguns Scion Fr-S. Conhecem a marca Scion? Pode-mos lhe chamar o braço popular e jovem da Toyota, inicialmente para o mercado norte-americano, dedicado há juventude, ou há "malta curtida". Na Ásia, consegue-se encontrar Scion disponível por uma questão de custos, e importações especiais feitas por canais de distribuição locais da Toyota. São redes de stands que vendem diferentes carros, com diferentes marcas, nos mesmo locais, por questão de taxas, impostos e outras confusões que não me apetece agora descortinar.

Voltando ao nosso mercado, sou capaz de jurar que vi um BRZ kitado e com turbo, e um GT-86 com umas jantes tão largas que pareciam uns bidons.
Mas esta semana, vi um Scion Fr-S que me deixou agradavelmente surpreso, com um kit de alargamentos da velha guarda, umas jantes bonitas, e um aileron gigante, mas cheio de pinta. Claro que tudo isto é muito relativo, e dependerá do gosto de cada um, mas como quem escreve este blog sou eu, decido então que este carro é fixe! Lembrou-me aqueles troféus Japonese estilo Open, onde vale tudo, e geralmente os kitansos são até não poder encaixar mais extras na carroçaria.
"Ah, mas as pneus são tão largos, que perde o conceito ideal do carro, que era ser leve, ágil, e fácil de provocar o drift", dizem vocês com uma voz um bocado efeminada! Noto no vosso tom de voz falta de confiança! Pois, nem toda a gente quer drift, e há que prefira estar bem agarradinho ao chão, e entrar em modo time attack, que é basicamente, o estilo que este carro representa!
Este Scion tem uma presença espetacular, e ainda que aceite esse argumento, é mesmo para quem gosta, mas melhor que tentar explicar como é o carro, passo-vos a mostrar umas colecção péssima de fotografias. De noite, com pouca luz, e uma máquina pouco capaz, foi o registo que consegui. Melhor que nada, não?

Espero que gostem!

Não tem uma presença forte? Grande pinta! Tem um ar agressivo, bruto e cara de poucos amigos! Dá vontade de o conduzir como se o tivesse roubado!

A secção traseira é ainda mais agressiva! Os alargamentos são uma loucura, mas o aileron ultrapassa qualquer nível de decência!

Não há nada como ter plástico rebitado ao nosso carro, para acomodar umas jantes bem mais largas... Desculpem, mas isto é sexy!!

A forma como o alargamento acaba abruptamente sem acompanhar o desenho da cava da roda até às embalaeiras é delicioso. É a forma mais rude de alargar um carro!  

Enorme e sem grande utilidade para Macau, este aileron tem uma pequena afinação. Mas, dá pinta que chegue. É raro ver este tipo de asa traseira neste carro.

E este jogo de jantes assenta que nem uma luva neste Fr-S. Lindas! 

Ainda se nota uma diferença brutal em relação ao original. A secção traseira está muito mais larga! Altamente! Eu levava este!



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