segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Um mini Natal race!

E porque a vida aqui por Macau vai correndo bem, o dia 24 é aproveitado para ir dar um passeio pelo centro, comer qualquer coisa e procurar carros com motivos natalícios. Sim, eu sei que os chineses não festejam o natal como nós, mas ao mesmo tempo vos digo que eles são malucos, e levam tudo ao extremo, logo, havia a possibilidade de encontrar algo com muita piada. Ok, não foi o caso!
A única coisa divertida foi ver um Honda Accord, kitado, como era de esperar, a ouvir a musica da Mariah Carey, "all i want for christmas", muito alto, e de vidros abertos.

Mas no fundo, apanhei a prenda perfeita para vós! E que tal, um Suzuki Vivo, com um aspeto muito achanatado, mas um bocado race. Adoro ver estes mini carros aqui pelas ruas, a fazer muito barulho, e a andar muito pouco. Este tinha jantes especiais, estava rebaixado, tinha 2 baquets e ainda um volante de corridas, e é vermelhinho!

Portanto, caros amigos, com esta prendinha me despeço de todos vós, e desejo um Bom Natal!

Não sei se o capot está mais levantado do lado do vidro, à "inglesa".

Tem um ar vivido, ou velho. Como quiserem!

O objetivo não era mostrar os carros do outro lado, mas olhem, é um extra!

Sempre a'brir!

Depois do fim-de-semana em Cantão, onde se conhece uma China bem diferente de Macau, foi a vez de dar um salto até Hong kong no fim-de-semana seguinte, onde temos ainda outro tipo de "China"...
Já vos falei num post anterior que em Hong Kong existe muito dinheiro, e se formos para as zonas "in", ainda mais dinheiro vemos.
A bonita viagem até Stanley, numa estrada de serra, é a altura em que se entende que realmente há vidas muito boas! Parece que estamos numa estrada duma zona luxuosa europeia, apenas interrompendo esta ideia, os taxis vermelhos e brancos. São Porsches, Ferrari, Bentley e muitas outras marcas de topo.

Pelo centro de Hong Kong, continuamos a ter um desfile de BMW, Mercedes, Porsche e VW Golf's GTi e Scirocco aos pontapés.

Não vos ofereço nada de novo neste post, desculpem. Mas ao mesmo tempo fica aqui um pouquinho em jeito de prenda de Natal estas fotografias, porque, para quem gosta realmente de carros, é sempre bom estar a ver fotos destas nossas paixões, mesmo que já tenhamos visto mais de mil vezes!

Um belo Jaguar E. Com muita pena minha, não vemos muitos clássicos. Em Hong Kong deve haver imensos, mas em Macau duvido.

Um Mercedes S V12, um Volvo XC90, seguido por um pequeno mas ágil Ferrari 348 Spider num raro azul!

Uno belissimo Ferrai 599!

Já no centro, um Aston.

Se fosse uma corrida, eu escolhia o Mclaren mp4-12c...

Um Gallardo mal estacionado!

Este é um dos milhões de Golf's GTi que andam por Hong Kong. Muito discreto.

Não faz parte da minha lista de sonho, mas não deixa de ter look imponente, e custa muito dinheirinho!

Onde está o Wally?

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os rabos chineses

No "universo" automóvel existem mercados muito característicos, com uma identidade muito própria, e por vezes, algo confusa.
O caso chinês é um destes exemplos muito próprios. Os produtos eram feitos inicialmente como uma base de "refugo", aproveitando licenças antigas, de qualidade inferior, e tentando oferecer sempre mais, por menos.
Nesta perspectiva apareceram muitos modelos de 3 volumes que derivavam dos mais comuns 2 volumes, e que raramente dão um resultado agradável. Só me lembro de terceiro mundo, do desenrasca e de ausência de estética e gosto.

Os franceses são ótimos na "arte" de enfiar bagageiras saídas nos hatchback, e exportar para mercados emergentes. Os japoneses, na sua táctica de expansão para mercados em franco crescimento também conseguem adaptar um bocado de chapa a mais e fazer uma bagageira com uns litrinhos a mais.
Muitas destas obras são feitas na China, em fábricas que trabalham com meias licenças da marca "mãe", e de empresas chinesas estatais, que até agora, tem sido a única forma dos construtores europeus e japoneses conseguirem entrar no mercado. Este processo está a mudar ligeiramente porque o aparecimento de construtores automóveis chineses com muita força, faz com que se dê mais atenção aos projectos internos, e  por outro lado, taxa-se forte a importação. O facto de haver muito dinheiro disponível  faz com que as taxas de importação de carros europeus não sejam grande problema. Mas estas questões falarei mais para a frente.

Para finalizar o tópico dos 3 volumes com fita-cola, deixo a minha opinião super parcial, porque acho este tipo de carros horríveis. A verdade é que em Cantão vêm-se imensos veículos destes, e os construtores sabem que o típico condutor chinês dá valor a ter muito espaço nos bancos de trás, e mala bem grande (estive quase para fazer a piada de querer uma mala por 20 patacas...).

Deixo-vos umas fotografias dos belos exemplares...

Um Honda City, com versão especial para a China. A lei chinesa obriga a que todos os carros tenham tradução em Chinês simplificado do nome do carro.

O três volumes do 207 (neste caso até é ainda a "evoluçao" do 206+) não aterroriza apenas a China, mas cá está ele... Sim ali em azul está um taxi inglês.

O VW Bora por estas bandas utiliza a base do Polo, em vez do GOLF como no mercado Europeu. É um carrinho com um aspeto triste.

Já tinha visto muitos aqui por Zhuhai. É um Opel Corsa com mala, mas aqui, com uma licença da Buick (marca americana em peso aqui em Cantão), de nome Sail.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mega Cantão

Meus amigos, antes de mais, tenho que vos pedir desculpa por todo este tempo ausente.
A vida depois do grande prémio tonou-se um pouquinho mais complicada entre trabalho, visitas, etc.
Sinto-me muito triste por esta ausência, mas vamos lá!!

Hoje vou-vos deixar apenas um "teaser", assim em forma de um mini texto e duas ou três imagens.
Prometo que esta semana vos darei mais coisinhas boas para lerem, ou, como eu faço, apenas ver os bonecos.

Pois então, este fim-de-semana, o vosso amigo esteve em Cantão, ou na língua dos amigos Chineses, Guangzhou. É uma cidade monstra, onde vivem mais de 15 milhões de pessoas. É uma escala absurda. Para um ocidental, esta cidade é dum tamanho indescritível. Por esta altura, julgo que Guangzhou é a terceira maior cidade da China, e com o crescimento exponencial da população, representa, todos os anos, mais de 4 milhões novos (possíveis) condutores. Isto interessa e muito para os construtores que tentam "afiambrar-se" a este mercado em forte crescimento.

É uma cidade com milhares de quilómetros de estradas, viadutos, uns sobre os outros, chegando em algumas zonas, haver 6 níveis de pontes/viadutos. O transito é, quase sempre caótico, com milhares de taxis, carrinhas/furgões comerciais geralmente de mau aspeto, motas de 3 rodas taxi, horríveis e inseguras, ainda muitas bicicletas e muitos carros novos.

Não me vou alongar mais por hoje. Deixo-vos umas imagens só para dar um cheirinho do que é Cantão.

Numa avenida central tem-se um cenário perfeito do que é Cantão.

Por toda a cidade, mas mais nas zonas antigas, ou zonas comerciais mais baratuchas, vemos estes triciclos muito antigos, com adaptações de pequenos motores elétricos

É uma cidade de contrastes! Os famosos Taxi VW Santana, um passat manhoso, Um triciclo barulhento, e um lindo Maserati Quattroporte.

sábado, 24 de novembro de 2012

Gajas Boas!

Ainda em jeitinho de rescaldo, deixo aqui um conjunto de imagens tiradas por mim no paddock do grande prémio de Macau.
São gajas. Muitas gajas! Chinesas, misturas e basicamente, gajas!

Não eram deslumbrantes, nem perto disso, mas haviam umas aceitáveis. De qualquer forma deixo à vossa consideração.

Atenção que isto não é um catálogo de encomendas...

Espero que gostem!

Nem sei bem que tipo de legendas fazer... Duas miúdas e um Skyline R-33. Está bom?

Três gajas.

Um monte de miúdas. Coitadinhas, muito envergonhadas.

Um estilo clássico. Como estavam bastante vestidas, tinham poucos fotógrafos à volta.

As raparigas da taça CTM.

Este grupinho tinha um monte de fotógrafos à volta.

O piloto não gostou das gajas, senão agarrava-se a elas...

Mandava beijinhos, desenhava corações, etc. Um festim.

A rapariga da direita não era nada chinesa. A da esquerda era mais ou menos.

Que cenário!

Estava maluco o rapazola!

Olá olá! A da frente era bem alta.

Duas chinesas com atributos raros aqui no oriente.

Sim, estavam-se a desmontar!

domingo, 18 de novembro de 2012

E assim acaba o arraial!

Último dia de corridas em Macau. E sim, foi espetacular.

Comecei o dia a fotografar imensas "pit babes", muitas repetidas do dia de ontem, mas isso não interessa nada. São sempre muito simpáticas e "fofinhas" ao estilo chinês, não fosse essa a tarefa das meninas..
Começou o Warm Up do WTCC, bem cedinho, e muito animado, abrindo depois caminho para a corrida dos GTs. Os favoritos andaram muito bem, e tiveram imensos períodos tensos de "quase ultrapassagem", e travagens "muito confiantes", contando com um acidente aparatoso dum Porsche GT3, sem consequências para o piloto. No final, o R8 de Edoardo Mortara levou a melhor o "camuflado" Ferrari 458 de Mok Weng Sun, e o público ficou loco.

No WTCC as coisas transformam-se. Há ainda mais agitação, um corropio enorme, e vive-se outro tipo de animação.
Plano de destaque para o Tiago Monteiro, que com um Honda Civic ainda em evolução, conseguiu na primeira corrida chegar até 3º, e a pressionar fortemente Alian Menu, e já na segunda prova, fez um 4º lugar, entre muitas confusões, e um espetacular acidente de Alex MacDowall, que deixou o Chevrolet muito mal tratado.
Uma rápida conversa com o Tiago Monteiro mostrou que estava muito satisfeito com o resultado deste fim-de-semana, e com a evolução (a olhos vistos) do Honda Civic.

Mais umas voltas ao paddock (daí o titulo do blog, finalmente!) e de volta à sala do Media Lounge, onde havia uma boa varanda para tirar fotografias, café e televisão para seguir toda a competição bem de perto.

Quando começa a F3, com o Félix da Costa a sair da pole, tudo fica calado, com os olhos postos na TV.
Um mau arranque leva o "formiga" ao segundo lugar, mas ainda na curva do Lisboa, ganha novamente a primeira posição, e daí para a frente, foi sempre a liderar com uma condução muito forte e constante.

E agora a maior barracada?

O António da Costa (nome usado aqui pelo GP), sobe ao podium, mais os outros dois artistas, tudo muito bem. E que comece o hino de Portugal!
Tan taaannn ttaannn traann traann... espera lá, este não é o hino Português. Claro que muita gente começou a assobiar, e até mesmo o "Formiga" ficou do género... "Say What?!"
Cortaram o hino que estava a tocar, e ficamos imenso tempo sem que nada fosse feito, até que os portugueses presentes, que não era poucos, começaram a cantar, e acabou até por dar uma imagem bem bonita, que levou o Sr. Félix a um estado muito emocionados.
Ainda foi anunciado que não havia hino português disponivel (ABSURDO!), mas passado uns 5 minutos, lá apareceu, provavelmente retirado do youtube assim muito rapidinho.
Foi um momento muito foleiro, mas que até acabou por correr bem graças à força dos portugueses que por lá estavam (alto discurso de "emigra", mas foi um momento bonito, desculpem). O jovem piloto ainda recebeu umas 4 taças, e 2 coroas de flores, e lá foi ele todo feliz à sua vida (comer arroz xau xau).

Para terminar, estiveram as motas, a berrar pela cidade, a um ritmo alucinante, assustadoramente perigosas, a fechar um fim-de-semana que não esquecerei tão cedo, a menos que tenham algo problema grave na cabeça, ou amnésia...

Umas fotos das milhões que tirei! Espero que gostem.

Concentrado para o Warm Up. Visão do interior do Honda Civic S2000

A miscelânea cultural no WTCC. Ahh, e a fome...

Tinha mais umas quantas dos GTs, mas levam só o Ford GT que se lixam!

Uma "daquelas" confusões do Casino Lisboa...

... e esta é a reação do público. Vivem muito as corridas.
Já no pódio, a fazer os tugas orgulhosos.

Um dia normal na vida das corridas, com a típica fotografia com um storm trooper. Han? O Quê? Era uma malta que estava a acompanhar o André Couto, piloto macaense.

O Honda Civic do Tiago a fazer o 3º Lugar e o 4º Lugar.

Parabéns ao Tiago, e a toda a equipa, que em pouco tempo desenvolveu um carro que começa a ser competitivo.

Mais pit babes. Coitadinhas, deviam estar cheias de friozinho.

Formiga a liderar a prova desde a primeira volta.

Finalmente, a vitória. 

Super feliz num salto eufórico. Sem qualquer dúvida, um ótimo piloto. Vamos ver o salto para a F1

Desculpa?! Este Hino não é português!! Ao menos a bandeira está bem? Foi um momento ridículo!

Depois do hino cantado pelos portugueses presentes, foi uma choradeira pegada. Um momento emocionante, estar do outro lado do mundo e ver este tipo de dedicação

Depois do hino, e do apoio dos tugas, é tempo de celebrar!



sábado, 17 de novembro de 2012

Um sábado por Macau

Hoje o dia por Macau começou muito cedo.

Porquê? Porque foi sábado de grande prémio, e a primeira prova era às 7h30 da manha. Portanto, toca a acordar cedo, que faz muito bem.

Quando acordei a chuva estava a acalmar, mas a prova das motas foi cancelada na mesma por motivos de segurança.
Quando cheguei ao paddock, estava a iniciar a prova dedicada aos hondas, um pequeno troféu local. Aproveitei e fotografei imensas “Pit babes” chinesas, com fatiotas muito mazinhas, mas pronto, era obrigatório…

Ainda com este troféu a decorrer, decidi ir para a curva do Casino Lisboa. Nota negativa para o Shuttle Bus dos Media, que arrancava durante as provas, em vez de aproveitar as paragens entre provas… enfim.

Já no Casino Lisboa, a animação era grande com a mega bancada apinhada.
Com dois troféus muito disputados, com uma boa dose de adrenalina, a multidão estava a rubro, especialmente porque no CTM Macau Touring Car houve uma batalha entre o primeiro e segundo classificado durante as 4 voltas finais, deixando a multidão louca, batendo palmas enquanto olhavam para os monitores gigantes, ou quando os carros passavam pela bancada numa pequena troca de tinta à saída da curva.

Já no Macau Road Sport, as grandes “bestas” nipónicas animaram mais uma vez as bancadas, com uma corrida cheia de barulho, rateres e ultrapassagens fenomenais.
Os GTs impressionaram-me pela velocidade obtida nas retas, e pela agilidade na mudança de direção e consequente saída de curva. Um barulho imenso, que me deixou ansioso para o dia de amanha.

Saltei de poiso e fui para a super-apertada curva da CEM, onde assisti à qualificação dos F3, com um barulho completamente ensurdecedor, e ainda as motas, que não se puderam esticar muito, porque no final do dia começou a chover… andam numa maré de azar.

Com a prova cancelada, rumei a pé até às boxes, porque tinha que ir “entrevistar” o Félix da Costa, que com um ótimo andamento conseguiu a pole position! Foi simpático e pareceu-me muito confiante. Espero que amanha consiga o primeiro lugar.

Foi um dia espetacular. Estou completamente morto, mas, como gosto mesmo muito de vocês, ainda vim aqui escrever estas linhas… sou um amor!
Os Hondas a zumbirem numa pista molhada.

Uma babe encostada a um Lotus. Ela era maior que o carro, gigante.

E os Pit Babe Men? Gosto de oferecer qualidade de informação a todos os géneros.

Outras babes. Isto é mesmo só para os rebarbados...

Os grandes turbos a subirem para a Guia. Um barulhão fenomenal!

Um belo rater dado por este belo e rápido Mazda RX-7

Depois de uns toques, fica sempre qualquer coisa a raspar no chão. Mesmo assim ainda deu para ficar em segundo lugar.

Um Skyline R33, já com uns valentes anos, mas ainda dar luta aos mais novos!

O Mclaren da Gulf, a mostrar um andamento impressionante.

Dois Porsches GT3 num espetacular despique.

Os F3 fazem a curva da CEM mesmo à justinha...

E ali, levantam-se as rodinhas.

As motas têm um andamento incrivelmente rápido e assustador. Mesmo assustador!

Uma curva apertadinha com bandeira vermelha a terminar a sessão...