Falo então de acidentes! E dos graves, posso também acrescentar...
Por esta altura, estar-me-ei a repetir quando digo que Macau é minúsculo, tanto em área total, como na "rede de estradas", e a largura e estruturas destas vias. Para piorar a situação, existem imensos radares, principalmente nas vias de maior importância, onde a velocidade máxima fixa-se nos 80km/h. Alucinante certo?
Repito-me também ao dizer que os dotes de condução da maioria das pessoas que conduzem veículos motorizados (estendo esta categoria a tudo o que rola na estrada cá por estas bandas), são piores que maus. A sério meus amigos, esta gente conduz mesmo mal. Tirando os racers que andam com os Hondas, e outros carros do mesmo "género", que por gosto aprendem com mais afinco a "arte de condução", o resto das pessoas conduzem um carro como se andassem sozinhos na estrada, sem qualquer coerência na velocidade, trajetória ou qualquer outra qualidade de natureza automobilística.
Falo de motas, carros, carrinhas comerciais, camiões e autocarros. Claro que o grupo dos motociclos ligeiros é o pior de todos. São milhares, não respeitam nada, e zig-zagueiam por entre carros, autocarros e peões. Do pior!
Por sua vez, os condutores dos autocarros, com medo de trilhar a malta das motas, andam, geralmente, com muita cautela, e não nos esqueçamos que ninguém respeita a prioridade a transportes públicos, e que lhes dificultam a vida em qualquer entroncamento ou cedência de prioridade! Acho que as companhias de transportes deveriam contratar condutores da Carris. A malta das motas é que ia ver o que era bom!
Resumindo, por cá conduz-se terrivelmente mal!
Claro que existem consequências, aliadas à constante falta de formação por parte das escolas, cultura, e só mesmo por falta de destreza do pessoal no geral.
Quase todos os dias (quase que juro que são todos os dias...) abro o jornal e lá estão umas fotos duns quantos acidentes espalhados pela cidade. Muitos destes acidentes deve-se a álcool, outros devido às intempéries, e outros só porque sim... Estes acidentes resultam geralmente em alguma chapa amassada e pouco mais, mas o número de acidentes fatais não é assim tão baixo como se esperaria dum local como Macau. Muitos destes acidentes fatais (como podem ver numa foto abaixo), são causados por infelizes motociclistas. O facto de muitos não saberem conduzir, ou muitos outros conduzirem uma mota como se estivessem no poço da morte, com o extra dos "capacetes de papel" que eles usam, cria uma mistura explosiva! Houve uma altura que a moda era serem esmagados por autocarros. Não é uma história divertida, mas não deixa de ser irónica, num sitio onde a prevenção e sensibilização faz-se através de cartoons infantis, e onde ainda se tem que enfatizar o quão é errado ultrapassar por dentro (do lado do passeio), um autocarro que está a deixar sair e entrar passageiros. Sim, este é o nível de desrespeito que existe por cá.
O cenário dos motociclos geralmente é mais trágico, mas é nos carros que se vêm as peripécias mais hilariantes. Há pouco tempo no jornal, vi a noticia que tiveram em primeiro lugar desviar um poste eléctrico para poder puxar o carro que estava entalado entre o tal poste e um muro... No outro dia um carro capotou (!!) e foi parar num estacionamento de motas, onde fez uns estragos jeitosos a um dezena de scooters.
Existem muitos outros casos, e a frequência que existem acidentes nestas bandas, só me daria mais material para vos mostrar, mas esta pequena amostra chega!
Seja por uma questão cultural, ou aselhice, os condutores de Macau têm um longo caminho pela frente para se tornarem melhores e mais competentes. A minha opinião? Começavam a aprender conduzir um carro manual. Também lhes poderiam ensinar que usar os "piscas", e os espelhos retrovisores só facilita a vida. Enfim, seria um longo caminho, mas ninguém está interessado nisso, porque para variar, não há qualquer problema... (- claro que há!) sim, é cultural.
Deixo-vos uma pequena coleção de imagens de jornais, e um acidente bem fresquinho.
Como o jornal está em Chinês, vou fazendo a tradução. Podem confiar!
Para o próximo post voltamos aos carros...
Não, este não é o meu autocarro! Bateu contra um autocarro que estava estacionado... |
Bem, não é preciso ter legenda... este é daqueles trágicos. Mas não deixem de reparar no capacete... |
Quando a malta fica inspirada pelo grande prémio. Antigamente dizem que era pior. hoje, há tanta policia nesta altura que a malta comporta-se melhor. |
Este, até eu gostava duma explicação... Mas pronto, ficou ali entalado! |
A desculpa perfeita, a CHUVA! Culpada de quase todos os acidentes! Ou uma desculpa para muitos acidentes... |
O carro escuro ia a sair duma garagem. Pronto, é essa a história. |
Deve ter pingado ou assim. Hora da malta se escavacar toda! |
Um carro capotado porque cortou demasiado a curva... mas na noticia fala-se do uso do telemóvel! E um Taxi que ardeu numa das pontes! |
Dois carros batidos pode criar o caos nas estradas envolventes. Temos que olhar bem para os carros que tiveram o acidente! |
Este senhor vinha rápido demais, mas foi a chuva que lixou tudo! Maldita!! |
Este artista entrou contra-mão nestas mini Suzuki, e atropelou alguém numa passadeira! Não tinha álcool, nem estava a chover. A desculpa? Era um senhor de 63 anos! |
Este senhor de meia idade foi embater num atrelado dum camião que estava parado (irregularmente) numa reta enorme... O senhor não sobreviveu. |
Esta senhora não está a descansar. Está à espera duma ambulância depois de ter sido atropelada por um autocarro numa das maiores rotundas de Macau... |